Alimentação saudável foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de SP

Supervisor Geral do Abastecimento, Marcelo Mazeta, destacou os avanços da cidade de São Paulo pela implementação de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional

Por: Viviane Claudino

O supervisor geral de Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Marcelo Mazeta, participou na quinta-feira, 27, de audiência pública, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para debater a alimentação saudável nas escolas. A audiência foi organizada pela deputada estadual Marcia Lia, que é coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.

Na ocasião, Mazeta destacou os avanços da cidade de São Paulo pela implementação de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no município, entre eles a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan-SP), que articula o poder público e sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas para a alimentação saudável, a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a realização da 6ª Conferência Municipal de SAN, realizada em junho deste ano e a aprovação da Losam municipal (Lei Orgânica de Segurança Alimentar Municipal).

Em 2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabeleceu que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda escolar fossem destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar. A cidade de São Paulo passou de 6% de alimentos da agricultura familiar adquiridos em 2013 para 25% neste ano. Em 2012, apenas 29 famílias agricultoras estavam envolvidas nas vendas dos produtos para a prefeitura de São Paulo. Em 2014, já são 910 famílias, sendo 60% delas do estado de São Paulo.

“Tivemos a oportunidade de mostrar um panorama geral deste processo, com destaque para a área da agricultura, urbana e rural, que graças as ações realizadas na gestão de Fernando Haddad, com a aprovação do plano diretor, isso pode se consolidar enquanto politica pública regulamentada”, disse Mazeta.

Siga a SDTE nas redes sociais