Cresan Vila Maria promove atividades para conscientização sobre o consumo de alimentos saudáveis

Cartilhas com caça-palavras, jogos, gincanas, exibição de filmes e teatro de fantoches estão entre as técnicas utilizadas para discutir com crianças e adolescentes

Por: Viviane Claudino

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), realiza até o final de setembro uma série de atividades lúdicas, pedagógicas e expositivas, para estimular a troca de saberes e a conscientização sobre o consumo de alimentos saudáveis. Localizado na Rua Gastão Madeira, 150, Vila Maria Alta, o Cresan recebe crianças e adolescentes, de creches e escolas públicas da região, para debater diferentes temas relacionados à segurança alimentar e nutricional.

Cartilhas com caça-palavras, jogos, gincanas e a exibição de filmes estão entre as técnicas utilizadas para discutir com pré-adolescentes, de 10 a 12 anos, sobre a quantidade de açúcar, gordura e sal presentes nos alimentos industrializados. Já a importância sobre o consumo de frutas é o tema escolhido para crianças, de 2 a 4 anos, com a utilização de teatro de fantoches.

A iniciativa é da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da SDTE, para promover hábitos saudáveis à população e tem previsão para ocorrer mensalmente, envolvendo outros públicos, como idosos, gestantes e representantes de entidades sócioassistenciais.

Entre as atividades desenvolvidas no Cresan, também estão os cursos periódicos oferecidos aos feirantes do município, com o objetivo de incentivar as boas práticas no manuseio de alimentos e orientar sobre o Decreto nº 48.172, onde constam as responsabilidades dos comerciantes.

Banco de alimentos

O Cresan também abriga o Banco de Alimentos, com 343 entidades sócioassistenciais cadastradas para receber doações. O estoque é proveniente da agricultura familiar, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal e de doações de empresas parceiras da área alimentícia.

Siga a SDTE nas redes sociais