Agricultura Familiar ganha endereço fixo em São Paulo para venda direta ao consumidor

Box inaugurado nesta sexta-feira, 16, em São Miguel Paulista, zona leste, será abastecido diariamente pelos produtores do Vale do Ribeira

Por: Viviane Claudino

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje, 16 de outubro, a Agricultura Familiar ganhou um endereço fixo em São Paulo para vender diretamente ao consumidor. O Box, localizado na Central Leste de Abastecimento, em São Miguel Paulista, receberá produtos das cooperativas do Vale do Ribeira, diariamente.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan).

Segundo o secretário Artur Henrique é necessário transformar o atual modelo de desenvolvimento econômico da agricultura familiar e estreitar a relação do produtor com o consumidor. “É preciso dar oportunidade a estes produtores para a venda direta e não ter intermediários comercializando os produtos com preços cada vez mais altos para a população. O papel do poder público é fundamental e estamos aqui para construir um novo sistema de logística, que privilegia o agricultor familiar”.

O pequeno agricultor é responsável por 70% da alimentação que chega nas mesas dos brasileiros. O Plano Safra da Agricultura Familiar (Pronaf), oferece R$ 29,8 bilhões no apoio à produção dos agricultores familiares brasileiros, no período 2015/2016. Este é o maior valor já destinado a esse público e representa um incremento de 20% em relação ao ano anterior.

Para o superintendente regional do Incra, Wellington Diniz Monteiro, a inauguração do Box da Agricultura Familiar é uma grande conquista para a população. “Estamos unidos para ajudar a cidade a se alimentar melhor, com produtos provenientes dos assentamentos da agricultura familiar do nosso estado”, disse ao destacar a parceria já firmada com a SDTE para atender diferentes demandas dos agricultores na região de Parelheiros.

Além do Box, a Central Leste de Abastecimento também servirá como entreposto para o recebimento de produtos da alimentação escolar e consequente distribuição para as escolas do município. O local também será revitalizado e se transformará em um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) para, a exemplo do que já ocorre no Cresan na Vila Maria, zona norte, promover atividades de conscientização sobre Segurança Alimentar e Nutricional, entre elas cursos de capacitação para o fortalecimento econômico das comunidades locais e oficinas para promoção de práticas e hábitos saudáveis na alimentação.

O dia 16 de outubro é celebrado com diversas atividades em todo o mundo. Neste ano, o tema que marca o Dia Mundial da Alimentação é Proteção Social e Agricultura: Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural.

Siga a SDTE nas redes sociais