83 anos de Mercado

Conheça um pouco da história do Mercado Municipal Paulistano

Projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), foi construído entre 1924 e 1933 e reúne vários estilos arquitetônicos que explora a iluminação natural com o uso de claraboias e telhas de vidro.

Os vitrais de estilo gótico foram projetados pelo renomado artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor também dos vitrais da Estação Sorocabana, Theatro Municipal São Paulo, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Catedral da Sé e mais de 300 igrejas brasileiras.
Nas décadas de 70 e 80, o local passou por duas pequenas reformas e nos anos 90 foram restauradas as fachadas.

Em 2004, quando o local ganhou um mezanino de 2.000 m², destinado à praça de alimentação, e mais 1.000 m² de instalações no subsolo, o mercado foi tombado como bem cultural de interesse histórico-arquitetônico da cidade, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). No mesmo ano, também foi criado no térreo o Salão de Eventos, onde acontece frequentemente as mais variadas exposições para o público, entre elas de artesanatos e flores.

Em 2006, através de uma parceria com a iniciativa privada e a associação dos permissionários (Renome), foi inaugurado o Mercado Gourmet, uma cozinha totalmente equipada para aulas de culinária e eventos ligados à gastronomia. Desde então, os mais variados cursos e projetos de gastronomia têm sido promovidos, com aulas ministradas por chefs, gourmets e donos de restaurantes, além de eventos especiais e coorporativos.
Em novembro de 2015, através de parceria realizada com o Departamento de Iluminação (Ilume) da Secretaria Municipal de Serviços, toda a iluminação do Mercado Municipal Paulistano foi trocada. Neste ano, permissionários e funcionários estarão envolvidos nas novas etapas de implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Mercadão, que será um projeto-piloto para os demais equipamentos municipais da cidade.

Saiba mais sobre o Mercado

Siga a SDTE nas redes