Cosan participa de reunião em Brasília sobre Pacto Nacional pela Alimentação Saudável

Os próximos encontros estão agendados para os dias 5 e 6 de abril, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com representantes das grandes capitais.

Por: Viviane Claudino

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), foi convidada especial da reunião de trabalho realizada na última quinta-feira, 18, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília.

Na ocasião, representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Saúde (MS), da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Governo do Estado da Bahia, discutiram os principais desafios e consensos quantos às diretrizes e eixos do Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, firmado pela presidenta Dilma Rousseff durante a V Conferência Nacional de SAN, em novembro de 2015.

“Fomos convidados para apresentar as ações que estamos desenvolvendo na cidade pela implementação de uma política de segurança alimentar e nutricional. Isso inclui o Projeto de Lei sancionado pelo prefeito Fernando Haddad pela obrigatoriedade de orgânicos na merenda de alunos das escolas municipais”, disse o coordenador da Cosan, Marcelo Mazeta.

A discussão sobre a adesão do município de São Paulo ao Pacto Nacional pela Alimentação Saudável começou no dia 29 de janeiro, em reunião realizada na capital paulista entre a diretora de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Patrícia Gentil, e o presidente da CAISAN-Municipal e Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

O pacto é uma das estratégias do governo federal para que estados e municípios assumam um compromisso com a alimentação saudável e prevê em suas diretrizes a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, fomento ao acesso à alimentos saudáveis (respeitando a diversidade alimentar e os aspectos sociais e culturais da população brasileira) e o fortalecimento das ações de organização e comercialização da produção da agricultura familiar.

As próximas reuniões estão agendadas para os dias 5 e 6 de abril, em Brasília, com representantes das grandes capitais.

“A ideia é desenvolver trabalhos que dialoguem com o programa nacional de combate à obesidade, do Ministério da Saúde, que está diretamente relacionado às nossas ações de conscientização para hábitos alimentares saudáveis”, completa Mazeta.

 

 Siga a SDTE nas redes