“Atrás de portas fechadas” tem pré-estreia esta semana no Cine Direitos Humanos

Documentário inédito dá voz às mulheres que lutaram na ditadura civil-militar

Durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), mulheres das organizações de esquerda lutaram pela participação política contra a repressão. Paralelamente, mulheres da elite brasileira deixavam seus lares apenas provisoriamente, para defendê-los da “ameaça comunista”.

Como esses eventos influenciaram o debate sobre o comportamento e a condição da mulher na sociedade brasileira? Este é o foco central do longa "Atrás de Portas Fechadas", dirigido por Krishna Tavares e Danielle Gaspar. O documentário investiga os fatores determinantes na construção das convicções politico-ideológicas de mulheres durante o regime militar.

O filme começou a ser produzido em 2003 e traz entrevistas de integrantes de movimentos contra a ditadura civil-militar como Damaris Lucena, ex‐militante da Vanguarda Popular Revolucionária, Zilah Abramo, organizadora da Comissão de Mães em Defesa dos Direitos Humanos, Maria Amélia Teles, ex‐militante do Partido Comunista do Brasil e fundadora da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil 1964-1985, entre outras.

Também foram entrevistadas integrantes da União Cívica Feminina (UCF) que participaram da "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", movimento de setores conservadores contrários ao governo do presidente João Goulart e simpáticos aos militares.

Segundo as diretoras Krishna Tavares e Danielle Gaspar, as recordações e experiências destas mulheres durante o período militar mostram que "ao sair do âmbito privado para o público, a mulher deixa de pertencer ao grupo social estabelecido, e passa a fazer parte de um grupo cujas ações expressam uma consciência. Desta forma, a mulher militante não apenas passa a ser sujeito da história, através da conscientização de si e social, mas também abala a estrutura com relação à ação da mulher na sociedade, já estabelecida muito antes da ditadura.” 


Pré-estreia:

Dia 24/10, sábado, 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, grátis

Dia 28/10, quarta-feira, 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, grátis

 

Cine Direitos Humanos

Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Todos os sábados, às 11h
Entrada gratuita

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Tel.: (11) 2555-2840
Todos as quartas, às 19h
Entrada gratuita