Cine Direitos Humanos traz debate sobre a "guerra às drogas"

Próximas sessões trazem pré-estreia do curta-metragem "A Pedra Mágica do Homem Invisível" e exibição do documentário "Quebrando o Tabu"

As próximas sessões do Cine Direitos Humanos exibirão dois filmes - "Quebrando o Tabu" e "A Pedra Mágica do Homem Invisível" – que abordam a questão da guerra às drogas e suas consequências.

O documentário "Quebrando o Tabu", dirigido por Fernando Grosteins Andrade, mostra como, há 40 anos, a guerra às drogas declarada pelos Estados Unidos gerou abusos, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas em escala global. Assim, vozes de realidades diversas e de várias partes do mundo conversam sobre possíveis soluções, mudanças de opinião, princípios e conclusões. Entre os depoimentos estão falas de Bill Clinton, Dráuzio Varela, Gael García Bernal, Jimmy Carter e Fernando Henrique Cardoso.

Já o curta-metragem "A Pedra Mágica do Homem Invisível" terá pré-estreia no Cine DH e retrata um homem de classe média que se perdeu no mundo do crack. Dirigido por Marco Fé, com trilha sonora assinada pelo grupo de rap Pentágono, o filme faz, de maneira poética, uma crítica social à desumanização do usuário de crack.

O Cine DH aborda, com estes filmes, um tema que está em evidência no cenário nacional, com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal decidir pela descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal e a recente decisão da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autoriza o uso para fins medicinais, em circunstâncias restritas, de produtos à base de canabidiol, remédio derivado da maconha.

Dia 31/10, sábado, 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, grátis

Dia 4/11, quarta-feira, 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, grátis