Documentário sobre Malala tem pré-estreia no Cine Direitos Humanos

Ativista paquistanesa recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, com apenas 17 anos, por defender a educação feminina

Malala Yousafzai se tornou conhecida no mundo após sofrer um atentado em 2012, quando tinha apenas 15 anos. A jovem foi abordada em um ônibus escolar por talibãs e baleada na cabeça. Socorrida, foi levada ao hospital militar de Peshawar e depois transferida para um hospital em Birmingham, no Reino Unido. Malala chegou a ficar inconsciente e em estado grave, mas conseguiu se recuperar do ataque.

A jovem se tornou alvo dos talibãs por defender a educação feminina no Vale de Swat, no nordeste do Paquistão, onde o grupo fundamentalista islâmico impede mulheres de frequentar a escola. Malala é filha de uma família que gere escolas na região e sempre foi incentiva a estudar pelo pai. Tornou-se conhecida ainda em 2009, aos 12 anos, quando manteve o blog "Diário de uma estudante paquistanesa" na BBC Urdu.

A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional. A ONU lançou uma petição com o slogan I am Malala ("Eu sou Malala"), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015, o que que impulsionou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.

 



Em 2014, junto com o indiano Kailash Satyarthi, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos de idade – tornando-se a pessoa mais jovem a receber a láurea.

A história da ativista Malala Yousafzai é o foco do documentário “Malala” (2015, 88 min), dirigido por Davis Guggenhein, cuja pré-estreia é atração da próxima sessão do Cine Direitos Humanos. A exibição ocorre no próximo sábado, 14/11, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca. O documentário deve estrear no circuito comercial brasileiro no dia 19 de novembro.

O diretor do filme, Davis Guggenhein, é o único cineasta com três documentários entre as 100 maiores bilheterias de todos os tempos: “Uma Verdade Inconveniente” (2006, sobre o aquecimento global), “A Todo Volume” (2008, sobre os guitarristas Jimmy Page, The Edge e Jack White) e “Waiting for ‘Superman’” (2010, sobre as falhas do sistema educacional americano).

 

Pré-estreia dia 14/11, sábado, 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, grátis