"O Clube" aborda polêmico tema do abuso sexual por padres católicos

O longa é realizado pelo chileno Pablo Larraín, mesmo diretor de "No"

Do diretor chileno Pablo Larraín, do prestigiado “No”, o Cine Direitos Humanos exibe “O Clube” no próximo sábado (16/1) no Espaço Itaú Cinema Frei Caneca. O longa-metragem aborda o polêmico tema do abuso sexual por parte de padres católicos.

Em uma casa na costa chilena, um lugar isolado onde o vento sopra forte, um grupo de sacerdotes convive com uma freira. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida. O que será que os levou até ali? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. O padre evita as acusações dizendo ser suicídio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência santa seja mantida?

“O Clube” foi o vencedor do grande prêmio do júri (troféu Urso de Prata) no Festival de Berlim de 2015. O elenco é liderado pelo premiado ator Alfredo Castro, ao lado de Roberto Farías e Antonia Zegers.

Segundo o crítico Cássio Starling Carlos, “sem sensacionalismo, sem melodrama e sem condenação a priori, Pablo Larraín consegue fazer com ‘O Clube’ um filme cujo fascínio brota do desconforto que ele provoca. Clube’ um filme cujo fascínio brota do desconforto que ele provoca.

Sábado, 16/1, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca – gratuito