São Paulo ganha 1ª Central de Informações Turísticas GLS do Brasil

A 1ª Central de Informação Turística GLS do Brasil será inaugurada na segunda quinzena de maio e funcionará no Casarão Brasil, centro de união da comunidade LGBT. Haverá atendentes bilíngues das 10h às 19h, informando sobre os eventos.

A São Paulo Turismo (SPTuris), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), a Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e o Casarão Brasil fecharam um acordo no último dia 25 de março para, juntos, inaugurar a primeira Central de Informação Turística GLS do Brasil.

A nova e pioneira Central de Informações Turísticas (CIT), que tem sua inauguração prevista para a segunda quinzena de maio, funcionará no Casarão Brasil, um centro de união da comunidade LGBT localizado na rua Frei Caneca, 1.057. O objetivo é oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na Cidade, seus atrativos turísticos e outros locais de interesse a esse público. A administração da CIT caberá à Abrat-GLS e a SPTuris fornecerá o material promocional da Cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão à disposição do público das 10h às 19h.

“São Paulo é a cidade que mais recebe turistas no País. E, para manter tal índice, nosso objetivo é cada vez mais personalizar o atendimento. Dessa forma, o turista se sente acolhido, não terá dúvidas em retornar”, destaca o presidente da SPTuris. Ele explica que a capital paulista é também um dos principais destinos GLS do Brasil, detém a maior Parada Gay do mundo e centenas de estabelecimentos gay friendly. Somente no ano passado, a Parada LGBT atraiu milhares de pessoas para a avenida Paulista, sendo cerca de 400 mil de fora da Cidade, o que significou uma movimentação de aproximadamente R$ 189 milhões na economia do Município, de acordo com o Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.

“Cada vez mais os destinos querem atrair esse turista, que é sofisticado, apreciador da cultura e das compras e um dos que mais gastam. E São Paulo já é naturalmente a cidade da diversidade. Por isso, temos investido. No ano passado, lançamos um guia para o público GLS, distribuído durante a Parada e também nas nossas outras CITs, além de estar disponível para download no site oficial do turismo de São Paulo, explica o presidente da SPTuris.

O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, também ressalta a importância do projeto. “É mais uma iniciativa que comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos e, ao mesmo tempo, o engajamento de todas as entidades para receber bem e fidelizar nossos visitantes”, diz o executivo.

“Moderna e inovadora, a criação da CIT GLS reafirma o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a hospitalidade inclusiva e o respeito em relação à diversidade sexual”, destaca o coordenador-geral da Cads, Franco Reinaudo.

O presidente do Casarão Brasil, Douglas Drumond, afirma que “a nova CIT GLS é mais um serviço para a população e vem ao encontro da missão da nossa ONG, que visa o desenvolvimento de projetos com excelência que atendam a comunidade homossexual”.

Incentivar o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, defendendo os interesses e estimulando o aumento no volume de negócios de seus associados, é o foco do trabalho realizado pela Abrat-GLS e, com o crescimento expressivo nos últimos cinco anos do turismo GLS no Brasil, a criação de uma CIT direcionada a esse mercado é uma mostra do alto grau de profissionalização do setor na cidade de São Paulo. “É uma grande conquista para o segmento, ainda mais se levarmos em consideração que Londres, que possui uma militância muito forte, só ganhou uma Central de Informações igual no final de 2009”, lembra o presidente da Abrat-GLS, Almir Vieira Nascimento.