São Paulo ganhará Centro de Memória e Estudos da Diversidade Sexual

A Cads, Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual e o Casarão Brasil Associação LGBT assinaram no dia 14 de julho de 2010, o Termo de Cooperação para a implantação do Centro de Memória e Estudos da Diversidade Sexual, espaço destinado a abrigar e sistematizar acervos artísticos, fotográficos, históricos, documentais, entre outros da população LGBT. O primeiro passo será a criação do espaço literário que já aceita doações de livros, revistas, jornais que abordem a temática da diversidade sexual.

A intenção do projeto é implantar um ambiente comunitário para que a comunidade e os estudantes tenham uma maior e melhor ferramenta de busca de materiais, pesquisas e informações sobre o segmento. A intenção é facilitar o acesso a esse material para incentivar trabalhos acadêmicos sobre a população LGBT auxiliando assim o fortalecimento de políticas públicas para a diversidade sexual paulistana.

O equipamento cultural agregará no mesmo espaço físico, informação, conhecimento, lazer e cultura, sobretudo, um espaço onde os usuários poderão interagir de modo pleno com o equipamento e com os frequentadores.

Para Franco Reinaudo, coordenador da Cads, a iniciativa é a concretização de um sonho de longa data da comunidade LGBT de São Paulo. Para Douglas Drummond, presidente do Casarão Brasil, possibilitar o acesso a informação qualificada sobre o segmento é de grande importância para construir uma sociedade mais inclusiva.

O Centro de Memória e Estudos da Diversidade Sexual servirá a princípio como ponto de informação e biblioteca, mas a ideia é que se fortaleça e se transforme também em museu da diversidade sexual.