7ª CINEMA MOSTRA AIDS

Galeria Olido e Centro Cultural São Paulo realizam a mostra deste ano

 A Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo exibirão do dia 19 a 25 de agosto de 2011, a 7ª Mostra AIDS. Serão 20 filmes entre curtas, documentários e ficcionais com temática que visam retratar a influência a AIDS na sociedade.

 O documentário 'Dzi Croquetes', que atualmente tem a possibilidade de ser um forte candidato ao Oscar, é o documentário mais premiado do Brasil e tem agradado o público. Na 7ª Cinema Mostra AIDS, serão realizadas duas exibições deste filme, uma na Galeria Olido (dia 21) Centro Cultural São Paulo (dia 25). O filme narra a história do grupo andrógino carioca que em meio à ditadura militar usava em sua arte a irreverência e a liberdade sexual contra o sistema repressivo. 

'Meu Amigo Cláudia', do cineasta Dácio Pinheiro fala sobre a ativista Cláudia Wonder, uma das artistas mais importantes dos anos 80 e 90 por se destacar no meio underground e ter quebrado tabus. O filme foi exibido em vários festivais de cinema do mundo e tem agradado à critica ao exibir a vida da travesti brasileira.

Lider de comunidade gay norte-americana dos ano 80, Richard Berkowitz tem sua vida retratada no filme 'Sexo Positivo'. O militante foi garoto de programa e por meio do ativismo começou a batalhar pela prática de sexo seguro na sociedade.

Realizado pelo Grupo Pela Vidda/SP, a 7ª Cinema Mostra AIDS tem a parceria do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo e o apoio PMSP (Prefeitura Municipal de São Paulo).

Veja a programação Completa : 

PEDRO
(EUA, 2008, 90 min). Dir.: Nick Oceano.
Trajetória do cubano Pedro Zamora, o primeiro homossexual soropositivo a participar de um reality show na televisão americana.
| Cine Olido. Dia 19, 15h                                                                                                      

SEXO POSITIVO
(Sex Positive, EUA, 2008, 76 min).
A trajetória de Richard Berkowitz, ativista revolucionário nos anos 1980. Profissional do sexo, ele emergiu do epicentro da epidemia como um líder da comunidade gay norte-americana, exigindo a evidência e a importância da prática do sexo seguro.
| Cine Olido. Dia 19, 17h

DE MÃOS ATADAS
(Yadaim Kshurot, Israel, 2006, 90 min). Dir.: Dan Wolman. Com Gila Almagor, Neli Tagar e outros.
Para aliviar a dor do filho doente, mulher sai pelas ruas de Tel-Aviv, Israel, em busca de maconha, e relembra situações ocultadas em seu passado.
| Cine Olido. Dia 23, 15h

UNDER THE SKIN
(Brasil, 2010, 7 min). Dir.: Silvia Lourenço e Sabrina Greve.
Depoimento de um homossexual que descobre ser possível conviver bem com o vírus HIV. O curta integra o projeto de 12 episódios Fucking Different São Paulo, uma coprodução Brasil e Alemanha.


68 PÁGINAS
O longa coloca em cena personagens encobertos pela indústria de cinema da Índia, como um bailarino transexual, um casal gay, um profissional do sexo e um usuário de drogas.
| Exibições seguidas. Cine Olido. Dia 19, 19h30

O UNIVERSO DE KEITH HARING
(The Universe of Keith Haring, Itália/França, 2008, 90 min). Dir.: Christina Clausen.
Documentário sobre o artista plástico e designer norte-americano Keith Haring, que fez a ponte entre arte e cultura pop durante sua curta carreira.
| Cine Olido. Dia 20, 15h. Dia 23, 19h30

STEPHEN FRY E A AIDS
(Inglaterra, 2007, 120 min). Dir.: Ross Wilson.
Depois de perder muitos amigos para a Aids, o ator Stephen Fry, autor deste roteiro, faz uma viagem pela Grã-Bretanha e tenta entender o porquê do aumento das infecções pelo HIV.
| Cine Olido. Dia 20, 17h. Dia 25, 19h30

ROCK HUDSON - BELO E ENIGMÁTICO
(Rock Hudson - Dark and Handsome Stranger, Alemanha/França/Finlândia, 2010, 95 min). Dir.: Andrew Davies e André Schäffer.
Documentário sobre a vida e morte do galã de cinema Rock Hudson, e o impacto gerado pela descoberta de ser ele homossexual e portador do vírus HIV.
| Cine Olido. Dia 20, 19h30. Dia 25, 17h

MEU AMIGO CLAUDIA
(Brasil, 2009, 87 min). Dir.: Dácio Pinheiro.

Trajetória do famoso travesti paulistano Claudia Wonder, que quebrou tabus como artista underground nos anos 80 e ativista.
| Cine Olido. Dia 21, 15h

DZI CROQUETTES
(Brasil, 2009, 110 min). Dir.: Tatiana Issa e Raphael Alvarez. 

 A tragetória do grupo andrógino carioca Dzi Croquettes, que, em pleno regime militar, marcou o cenário artístico brasileiro dos anos 70 com sua ousadia e liberdade sexual.                                                                                                                                                                                                                          | Cine Olido. Dia 21, 17h                                                                                      
 

ESTADO DE NEGAÇÃO
(State of Denial, EUA, 2002, 86 min). Dir.: Elaine Epstein.
O documentário acompanha o desenvolvimento da Aids na África do Sul, onde há mais de cinco milhões de pessoas infectadas.
| Cine Olido. Dia 24, 15h

LOVE IN A TIME OF AIDS
(EUA, 2008, 60 min). Dir.: Beth Jones e Nick Lankester.
O documentário mostra três histórias distintas de pessoas que convivem com HIV/Aids em Nova Iorque, África do Sul e Londres.
| Cine Olido. Dia 23, 17h

AIDS E PRECONCEITO - OU A PERNALONGA DA HISTÓRIA
ESTADO DE NEGAÇÃO
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Cine Olido. Dia 24, 15h

ACT UP - MUDANDO A DEFINIÇÃO DE AIDS
ESTÃO VOLTANDO AS FLORES
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Cine Olido. Dia 24, 17h

A HISTÓRIA DE RACHEL
DEFENDENDO A VERDADE - ROMPENDO O SILÊNCIO
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Cine Olido. Dia 24, 19h30

MANGOSTEEN: HIV/AIDS IN MALASIA
JANAÍNA DUTRA - UMA DAMA DE FERRO
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Cine Olido. Dia 25, 15h

*O Cine Olido, fica na Galeria Olido, localizado na Av. São João, 473/SP

 Programação do Centro Cultural São Paulo aqui