Respeito e tolerância

No Brasil, segundo pesquisa do projeto "Sexualidade" são cerca de seis milhões de pessoas nessa situação. Entre homossexuais e bissexuais, 7,9% dos homens e 3,3% das mulheres se declararam gays.

Eventos como a "Parada do Orgulho Gay", que ocorrerem por todo o mundo, ajudaram a divulgar para toda a sociedade um público cada vez maior de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, além de uma enorme gama de simpatizantes. Hoje em dia famílias participam dessas paradas, não como uma visita a um circo, mas como um exercício de cidadania, demonstrando respeito, dignidade e consideração por essa parcela da população. Em São Paulo, no dia 29 de maio, com apoio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, haverá a 9ª Parada do Orgulho GLBT, com um público estimado de 2 milhões de pessoas, mantendo-a em primeiro lugar no ranking internacional das paradas.

Contudo, mesmo com um público deste montante, o município de São Paulo não conta com nenhuma lei de proteção ao público GLBTT, tendo sido criada, somente no início da atual gestão, a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, junto à Secretaria de Participação e Parceria, com o objetivo de promover a cidadania, combater a discriminação e implementar políticas públicas.