1ª Semana de Visibilidade Lésbica

Cads

A 1º Semana de Visibilidade Lésbica, ocorreu entre os dias 27/08 à 04/09/05 em vários locais da cidade, realização do movimento social de lésbicas e suas representantes em parceria com a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Secretaria de Participação e Parceria, ambas criadas pela gestão atual, sendo a Coordenadoria criada pelo decreto nº 45.712 de 10/02/05 e a Secretaria pelo decreto n.º 45.683 de 01/01/05.

A semana celebrou o orgulho der ser lésbica e abriu espaço para pessoas dos segmentos assumirem a sua identidade sexual, livre de preconceitos que aliás é um dos temas abordados no debate realizado na Biblioteca Mário de Andrade onde estavam presentes na mesa de discussão a cantora Laura Finocchiaro, a jornalista Beth do Jornal Estado de S. Paulo, a escritora e colunista do jornal Folha de S. Paulo Vange Leonel e a também escritora Valéria Melki.

A programação foi diversificada incluindo a apresentação de peças de teatro, rodas de conversa, piquenique, shows musicais, exposição de cartoons, entre outras confraternizações, como a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.

Instituído pelo decreto n.º 46.037 de 04/07/05, com a união do conselho a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, ambos passam a atuar juntos na elaboração de políticas públicas a favor do segmento GLBTT.
Participaram também da semana, diversas instituições e entidades como: Associação de Mulheres que Amam Mulheres, Coletivo de Feministas Lésbicas, Comunidade de Oyá e de Ogun, Emily Cardoso, Minas de Cor Espaço de Cultura e Cidadania, Mulheres de Keto, Rita Quadros, Secretaria de Lésbicas da APOGLBT.

O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura através do Centro Cultural São Paulo e da Biblioteca Mário de Andrade.

(Texto: Leandro Rodrigues)