Programa de Rádio Comemora 1 Ano no Ar

Cads

As questões sociais tem sido em grande parte, motivo de discussão em diferentes grupos de combate a discriminação e preconceito, seja nas grandes capitais ou em lugares mais afastados como as periferias das grandes cidades.  As reuniões visam sempre o combate às idéias de individualidade e passam a conduzir o pensamento para o coletivo. Coletivo que se forma e tem suas características. Estamos falando dos grupos de apoio a Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Uma nova ordem de relações se estabelece e podemos identificar que os grupos utilizam cada vez mais, diferentes mídias, para propagar suas idéias e conceitos. A “mídia muda” como podemos classificar os out-doors, os panfletos, matérias em jornais, fanzines e cartazes e isso não tem sido suficiente para que se possam propagar as idéias destes conjuntos que estão à margem da sociedade. Agora existe a necessidade e a possibilidade de se ouvir e ver relatos de pessoas que passaram por momentos difíceis e que conseguiram conquistar seu espaço de aceitação pública.

O programa de rádio, “Calça Cumprida”, que vai ao ar todos os domingos pela Rádio Mundial 95,7fm das 22h30 à meia-noite, comemorou agora no dia 01 de maio um ano.

Este é o primeiro programa de rádio voltado exclusivamente para a comunidade GLBTT.  Várias personalidades do mundo GLBTT como Cláudia Wonder, André Fischer, Kaká di Polly, Stevan Lekitsch, Salete Campari, Marcelo Bonfá foram entrevistados, assim como psicólogos (entre eles Cláudio Picazio), advogados, escritores e militantes da causa gay. A intenção das entrevistas, além de divulgar suas atividades, é sempre mostrar a história de cada um com ênfase nas dificuldades pessoais e as maneiras encontradas por eles para lidar com um mundo onde a não-aceitação das diferenças parece ser uma constante. Outra surpresa foi a audiência que o programa teve entre heterossexuais (curiosos e simpatizantes) apesar de ser um programa local, entre pessoas de todo o Brasil e exterior.