Aposta empresarial no segmento GLBTT

Cads

Por Juliana Caleffi
 
Eles representam aproximadamente 10% da população, possuem alto nível de escolaridade e poder aquisitivo maior do que a média.

O público GLBTT, que antes não tinha serviços que se adequassem a eles, hoje está recebendo cada vez mais atenção de empresários.

Os comerciantes e empresários que já se deram conta desse mercado promissor investem em cultura, moda e lazer voltados para consumidores gays. Só em São Paulo, já existem cerca de 130 estabelecimentos de lojas e serviços que se preocupam em atender o segmento. De acordo com o IBGE, no mundo, esse mercado movimenta aproximadamente US$ 2 bilhões.

De acordo com o Censo GLS, os gays ganham cerca de 15% a mais que os heterossexuais. Segundo Luis Eduardo Goffi Dix, professor de comportamento de compra do consumidor, o diferencial é que “não há muita preocupação de construção de patrimônio para servir de sustento ou herança para a família no futuro, por isso sobra mais dinheiro para o hoje”.

A exemplo disso, em junho deste ano, uma semana antes da Parada do Orgulho GLBTT de São Paulo, foi inaugurada uma loja exclusiva para o segmento GLBTT. A loja Acessórios Arco-Íris, que antes funcionava na Galeria ‘Victor ou Victoria’ da rua Rego Freitas, e hoje funciona no Largo do Arouche, vende camisetas e produtos em geral personalizados com as cores da bandeira do movimento gay.
Em 1993, Adriana Simone da Silva, 35, proprietária da loja e militante do movimento GLBT, começou a vender souvenires nos Encontros GLBTT’s acontecidos pelo Brasil. “Sou lésbica e comecei a vender porque percebi que faltava um comércio que abrangesse este público, que infelizmente ainda sofre discriminação e preconceito em certos lugares voltados ao público heterossexual”, declara a proprietária.

A Acessórios Arco-Íris deu tão certo, que hoje Adriana da Silva é referência na venda de produtos rainbow. Além de estar sempre presente em eventos do movimento, Adriana também participa efetivamente de eventos da comunidade, como Feira da Vieira, Parada do Orgulho em todo o país, entre outros que promovem a homogeneização cultural e social.

Parceria - A parceria entre a loja e a Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) da Prefeitura Municipal de São Paulo é feita para auxiliar na divulgação mútua de eventos e sites voltados ao segmento. No evento organizado pela Coordenadoria para celebrar os 10 anos da Visibilidade Lésbica, comemorada em 29 de agosto, a divulgação foi feita por meio de flyers e panfletagem que levaram o logo da loja. Em contrapartida, a Acessórios Arco-Íris fornece patrocínio com produtos e stand em projetos da Cads.

Para quem se interessar, a Acessórios Arco-Íris fica na rua Vitória, 833 (ao lado do Largo do Arouche), no centro de São Paulo. Funciona de segunda a sábado, das 11 às 20h, e domingos e feriados, das 16 às 22h. O telefone para contato é (11) 3337-3768.