São Paulo sedia XIV Encontro Nacional de Travestis e Transexuais

No mês do Orgulho GLBTT a cidade de São Paulo abrigará o XIV ENTLAIDS (Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Luta e Prevenção à AIDS). Como parte do calendário oficial do Programa Nacional de DST/AIDS, do Governo Federal, o evento tem caráter deliberativo e ocorre entre os dias 26 e 30 de junho, no San Raphael Hotel (Largo do Arouche, 150 – República).

A abertura do encontro será iniciada com uma passeata intitulada “Cidadania Trans”, que vai percorrer todo o trajeto do hotel à Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – Centro).

Com o tema “Cidadania: Um Direito de Tod@s”, a edição deste ano conta com 16 mesas (veja programação abaixo) que abordará a inclusão social por meio de temas, como serviços públicos, justiça e legislação e participação na mídia.

Os representantes das entidades ligadas às Travestis e Transexuais contarão com a presença de membros do Executivo Paulista, além de parlamentares e representantes das áreas de Saúde, Educação, Trabalho e Segurança. O objetivo é discutir políticas públicas de ação efetiva que serão encaminhadas aos governos municipal, estadual e federal.

Clique aqui e confira a Programação completa do evento.


História
O ENTLAIDS nasceu em 1993, graças à insatisfação das Travestis e Transexuais que não se sentiam contempladas nas discussões de gênero e sentiam necessidade de aperfeiçoar a organização dos grupos que as representavam. A primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro e teve como tema “Cidadania não tem roupa certa”.

Nos anos seguintes, o Encontro passou por cidades das quatro regiões do país. Vitória/ES (1994), Rio de Janeiro/RJ (95 e 98), São Paulo/SP (97), Fortaleza/CE (99), Cabo Frio/RJ (2000), Curitiba/PR (02), Porto Alegre/RS (03), Campo Grande/MS (04), Florianópolis/SC (05) e Goiânia/GO (06). O tema do ano passado foi “Um Brasil de Todos é um Brasil sem Transfobia”.


Oficinas e propostas
Além dos debates, o ENTLAIDS promoverá Oficinas de Capacitação sobre os temas: Política e Cidadania, DST/HIV/AIDS, Segurança Pública, Capacitação em Projetos, Direitos Humanos, Hepatites Virais, Redução de Danos e Direitos do Consumidor, além de uma Oficina extra de Inclusão Digital que será realizada no Cibernarium da Galeria Olido.

A Comissão Organizadora, composta pelo Instituto APHRODITTE e a Associação das Pessoas GLSBT Ser Humano – SHI, em parceria com a CADS, enfocam que a preparação é fundamental para lutar pela sensibilização governamental. “Existe um preconceito velado contra travestis e transexuais que, ao contrário dos homossexuais, ainda não perderam o status de doentes”, afirma Fernanda de Moraes, transexual e organizadora do Encontro. Fernanda acredita na necessidade da aplicação de políticas específicas de cotas para esta população nas áreas de educação e trabalho como forma de incentivar e acelerar a inclusão.


Inscrições
As inscrições para o XIV ENTLAIDS terminaram no dia 20 de maio.
A relação de participantes contemplados com bolsa parcial ou integral poderá ser encontrada a partir do dia 30/05 no site da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, da Prefeitura de São Paulo.

Para mais informações entrar em contato com Fernanda Moraes, pelo e-mail institutoaphroditte@gmail.com, ou pelos fones: (11) 9878-9063 / 3113-9738.