Dia do Orgulho Lésbico no Brasil

19 de Agosto
Dia do Orgulho Lésbico no Brasil

Venha dançar com a gente!

Onde: Espaço GLS Dança de Salão
Al. Itu, 167, conj. 27, 3284-4473 - Perto do metrô Trianon/Masp
Quando: 19 de agosto de 2007 (domingo)
Horário: das 15:00 às 18:00

Venha sozinha, com sua amada e/ou com suas amigas.
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.
Inscreva-se em: www.umoutroolhar.com.br/orgulhoL2007.htm

Mais informações:
Rede de Informação Um Outro Olhar
Rua João Diomedes Leônidas, 96
Jardim Bonfiglioli, São Paulo, SP, cep 05594-090
(11) 3735.1035
uoo@umoutroolhar.com.br
www.umoutroolhar.com.br

Realização:
Rede de Informação Um Outro Olhar
Espaço GLS Dança de Salão

Agosto é o Mês da Consciência Lésbica no Brasil, reunindo eventos de orgulho e visibilidade, além de lembrar personalidades que marcaram, com suas vidas e obras, a história da luta contra o preconceito e a discriminação.

Desde agosto de 2003, a Um Outro Olhar, organização pioneira na luta pelos direitos das mulheres lésbicas no Brasil, comemora o Dia do Orgulho Lésbico, dia 19 de agosto, ou como é também carinhosamente chamado, Dia do Nosso Orgulho, em parceria com outras organizações, através de palestras, debates, oficinas, música, teatro e dança. A data resgata a primeira manifestação pública contra a discriminação (1983), organizada por mulheres lésbicas em nosso país, em um bar de São Paulo (Ferro's Bar), cujos donos, embora vivessem às custas da clientela lésbica, não permitiam a venda de publicações específicas nem qualquer expressão de afeto entre suas usuárias.

Precursora dos beijaços de hoje e irmã de coração da revolta de Stonewall Inn, bar de Nova Iorque que deu origem ao dia internacional do orgulho gay, a manifestação foi resgatada das páginas da história como um exemplo bem-sucedido de coragem e luta que sempre devemos celebrar.

Entre as atividades já desenvolvidas nas edições de comemoração do dia, as atividades artísticas e lúdicas vêm se salientando como as de maior comunicação com as participantes do evento, com destaque para a dança de salão. Forma de malhar saudável e divertida, ainda promove de quebra a interação e a socialização entre as dançarinas (ou dançarinos). Para a população lésbica que enfrenta, de um lado, o sedentarismo como um de seus grandes problemas de saúde e, de outro, a ausência de espaços de socialização, onde não tenham que encarar o preconceito, a dança de salão se apresenta particularmente interessante.

Por esta razão, neste quinto ano de comemoração do Dia do Orgulho Lésbico, aproveitamos para repetir a proveitosa experiência que já havíamos tido com a dança de salão em anos anteriores e formamos uma parceria com o Espaço GLS de Dança de Salão, uma iniciativa da dançarina e coreógrafa Carla Lazazzera, lançada em maio deste ano, que visa exatamente dar oportunidade para a população LGBT vir aprender a arrasar nas pistas.
Venha dançar com a gente no Dia do Nosso Orgulho.