Cads e APOGLBT ministram palestras em Shopping da Zona Leste

Por Juliana Caleffi


A Secretaria Especial para Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – CADS e do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia, da Prefeitura de São Paulo, iniciou em 02 de outubro, um curso de Capacitação e Orientação aos funcionários e diretores do Shopping Metrô Tatuapé.

A idéia da ação partiu de uma denúncia feita no começo de 2007 ao Centro de Referência, de que aproximadamente 200 adolescentes com orientação sexual homossexual, que se reúnem às segundas-feiras na Praça de Alimentação do Shopping, estavam sendo agredidos verbal e fisicamente por lojistas e seguranças do local.

A Cads, por meio do Centro, como órgão responsável por promover políticas públicas e defender os direitos do segmento de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, encaminhou a denúncia para o Ministério Público Federal, que marcou uma audiência com representantes do Shopping Metrô Tatuapé, a fim de solucionar o caso.

Como resultado da mobilização, a Coordenadoria se comprometeu, juntamente à APOGLBT, a ministrar palestras de conscientização e orientação aos dirigentes e funcionários do shopping em questão, além da distribuição de preservativos e a realização de campanhas no local, com temas que abordem pedofilia, álcool e drogas, diversidade sexual e a Lei nº10.948, que coibi e puni qualquer ação atentatória aos direitos humanos e garantias fundamentais das pessoas em razão da sua orientação sexual e identidade de gênero.

Ficou acordado ainda a elaboração de uma carta, com a ajuda da CADS e da APOGLBT, a todos os lojistas do local contendo informações sobre os direitos humanos dos GLBTT’s, defendidos pela legislação.

De acordo com o Assessor Jurídico da Cads, Dimitri Sales, “a ação tem o objetivo de informar e sensibilizar no que diz respeito à diversidade sexual e direitos humanos, uma vez que, além de ser um espaço de consumo, o Shopping agrega também uma grande área para convivência e entretenimento”.

O projeto representa um enorme avanço em políticas públicas favoráveis ao segmento, sobre tudo pela capacidade de diálogo estabelecido pela Prefeitura de São Paulo e o Shopping Metrô Tatuapé.