Prefeitura inaugura Centro de Referência da Diversidade Sexual

A Prefeitura através da Secretaria de Participação e Parceria - Coordenadoria da Diversidade Sexual e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inaugura, no dia 12, às 11h30 o Centro de Referência da Diversidade Sexual.

O Centro irá funcionar na rua Major Sertori, 292/294 das 13h às 22 horas. O objetivo central do novo Centro de Referência é desenvolver ações que possibilitem a garantia da inclusão social e geração de renda aos profissionais do sexo, travestis, transexuais e pessoas com HIV/AIDS em situação de vulnerabilidade.

O novo Centro contará com educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e oficineiros pontuais que irão promover cursos e palestras visando a possibilidade de auferir novos ganhos financeiros, melhorar a auto-estima e o despertar das potencialidades.

A meta é de que haja um volume de atendimentos, em um ano, de mil pessoas. Em curto prazo, em 3 meses, os profissionais do Centro esperam atender, cadastrar e monitorar 20% dos atendimentos previstos. Em cerca de seis meses, os profissionais acreditam que será possível mensurar a elevação de vida de 5% do público atendido realizando duas avaliações que possibilitem mensurar o monitoramento do projeto.

Em um ano, a intenção é que se complete o atendimento de 100% da população alvo que seja moradora ou que trabalhe nas imediações, tendo inserido 40% deste público nas atividades, ou tendo sido encaminhados aos demais serviços prestados no município.

A cidade já conta com um Centro de Referência que atende ao público GLBTTT, de maneira geral. A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual, mantêm um convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, para no Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia, localizado no Pátio do Colégio, 5, 6º Andar e funciona em horário comercial, das 9horas  às 18 horas.

O Centro funciona há dois anos e em 2007 somou 293 novos casos atendidos. Destes, 127 ainda estão em andamento e 166 foram encerrados. Tais casos geraram 969 atendimentos, sendo 233 na área jurídica, 526 na área psicológica e 120 na área de serviço social.