I Conferência Municipal de Políticas Públicas GLBTTT

O Coordenador da CADS - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual - Cássio Rodrigo abriu a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que aconteceu neste sábado, 05 de abril, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Seguindo a programação, a Leitura do Texto Base e do Regimento Interno da I Conferência Municipal GLBTTT deu início à Mesa de Abertura, comandada pelo presidente do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual Dimitri Sales. Compunham a mesa, entre outros, o Secretário da SMPP – Secretaria Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montouro, que considerou a Conferência “um fórum fantástico e democrático, de extrema importância e que trará muitos resultados positivos pela forma com que foi conduzido”.

Estiveram presentes também algumas personalidades como: O coordenador estadual do programa de DST/Aids Eduardo Barbosa, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos Isaías Santana, o coodenador da Secretaria da Juventude Rafael Parra Castilho, a coordenadora da Coordenadoria do Idoso Elizabete Missio, o deputado do (PSOL) Carlos Giannazi, o ministro José Gregório, a delegada da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decrad) Margareth Barreto, e o vereador José Police Neto.
 
Antes de iniciar os grupos de discussão, houve uma pausa com almoço, onde os participantes tiveram um momento de confraternização e puderam debater os assuntos abordados. As discussões foram divididas em seis eixos temáticos para a elaboração de propostas que serão utilizadas na Conferência Estadual e no Plano de Combate a Homofobia Municipal. Os grupos de discussão foram divididos por salas:


·  Segurança Pública e Direitos Humanos;
·  Educação e Cultura;
·  Saúde;
·  Trabalho e Geração de Renda;
·  Segmentos Vulneráveis e População GLBTTT (Idoso, Juventude, Mulher, Negro, Pessoa com Deficiência);
·  Direito à Habitação e Desenvolvimento Social. 
 
A Conferência serviu para mostrar o reconhecimento do poder público diante as necessidades dos segmentos GLBTTT na busca de seus objetivos. “Uma Conferência é sempre importantíssimo, é um momento que precisamos ser críticos. O tema tratado nesta é histórico, nunca houve nada igual no cerco político municipal. Foi um evento muito bem organizado, como poucos que vi até hoje. Foi feito com sinceridade, um treino de democracia”, afirmou a vereadora do PPS Soninha.

Após os debates sobre os temas, os delegados se reuniram no auditório Franco Montoro para a votação das propostas já elaboradas.Após a filtração destas, ficou decidido quais delas iam para a Conferência Estadual. Segundo o Coordenador Geral da CADS, Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, a Conferência Municipal trará a possibilidade de efetivação de muitas das propostas construídas entre a sociedade civil e o poder público municipal.