Dia Mundial Contra a Homofobia

O Dia Mundial Contra a Homofobia ocorre todo 17 de maio com o objetivo de conscientizar a população, apoiar e coordenar todas as iniciativas que contribuam para a igualdade entre os todos, orientar e articular ação e reflexão para combater todas as formas de violência física, moral ou simbólica ligadas à orientação sexual ou à identidade de gênero.

Representando 10% da população mundial (mais de 600 milhões de homossexuais), o Dia é celebrado com palestras e eventos, pretendendo assim, reforçar as experiências estabelecidas, dar mais visibilidade ao segmento apelar às instâncias internacionais para que inscrevam este Dia como oficial.

O dia foi escolhido porque em 17 de maio de 1990 a Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Esta ação pôs fim a mais de um século de homofobia médica. Conseqüentemente, os proponentes pretendem que os órgãos de autoridade e a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas condenem também a homofobia nas suas vertentes política, social e cultural.

Este ano, o 17 de maio cai num sábado e abre a Semana GLBT em São Paulo. No dia 22, feriado de Corpus Christi, a partir das 10h, ocorrerá pelo oitavo ano consecutivo a Feira Cultural GLBT. Com uma programação mais eclética, a Feira deve reunir 200 mil pessoas na Praça da República, com tendas da CADS (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual) e Centro de Referência, Acessórios Arco-Íris, Liga Brasileira de Lésbicas, entre outras.

O palco terá novas atrações além dos tradicionais shows de drag queens. Haverá espetáculos de teatro e músicas de variados estilos e oficinas sobre erotismo, saúde e direitos da comunidade, que acontecem junto a Feira entre 13h e 18h, em duas tendas montadas na esquina das ruas Pedro Américo e Joaquim Gustavo.

Um dos principais momentos da Feira é a entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, que destaca ações políticas e destaques culturais relativos à valorização da cidadania GLBT.