Dia mundial da consciência homossexual LGBT

No dia 28 de junho comemora-se o “Dia mundial da consciência homossexual LGBT”. Essa data tem como ponto de partida o ano de 1969, em Nova York. Nessa época os homossexuais que se expunham nas ruas exercendo sua liberdade eram perseguidos pela polícia e por pessoas preconceituosas, que reagiam com violência e intolerância. Por conta disso, o seguimento resolveu mudar a situação, foi criado um dia para mostrar ao mundo a realidade.

É importante que todos do seguimento LGBT se unam nessa causa, já que o preconceito aliado à violência é um dos grandes problemas enfrentados pelos homossexuais em todo o mundo. De acordo com o GGB - Grupo Gay da Bahia - entre 1980 e 2005, foram assassinados no Brasil 2.511 homossexuais, uma média de 100 por ano.

O objetivo desse dia é reivindicar por mudanças em relação a livre orientação sexual, que é um direito inaliável de todo ser humano; lembrar que ser homossexual não é doença, já que desde de 1985 o Conselho Federal de Medicina excluiu a homossexualidade da classificação de doenças; ser gay não é crime, a Constituição Federal proíbe, por lei, a discriminação; todos possuem direito a felicidade, alguns teólogos já defendem que o amor entre pessoas do mesmo sexo não é pecado.