Primeira reunião define o foco da Parada 2009

Próximo encontro será no dia 17 de novembro

A primeira reunião aberta ao público para definir o tema da Parada do Orgulho LGBT 2009 aconteceu no dia 03 de novembro. A escolha ainda não foi feita, mas já foi definido que o foco da campanha será voltado novamente à homofobia e ao PLC 122 - projeto de lei que criminaliza os
ataques contra LGBTs em todo o território brasileiro.

O debate teve início às 19h com o vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) Murilo Sarno, e todos os presentes entraram no consenso de que é necessário focar a criminalização da homofobia mais uma vez. “Antes era cada edição um tema, nem resolvia um e já vinha outro”, disse o presidente da APOGLBT Alexandre dos Santos (Xande). “Concordo que existem outras coisas que não a homofobia, mas se a gente conseguir aprovar a lei PLC 122, as outras coisas ficam mais fáceis”, afirmou.

Entre as sugestões, houve alguns destaques para os temas, tais como "Saúde LGBT não é só camisinha"; "Educando para diversidade"; "60 anos dos direitos humanos", e os “40 anos de Stonewall”. Xande também disse que está na hora da Parada voltar a ter um tema político e completa: “Temos que fazer uma campanha forte para que as pessoas corram atrás e não ignorem o projeto da lei”.

A próxima reunião para definir o tema da Parada 2009 será no dia 17 de novembro às 18h30. A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo fica na rua Pedro América (praça da República), nº 32, 13º andar.