ABGLT participa do 3° Encontro da Rede LGBT do Mercosul

Foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Assunção, no Paraguai, o terceiro encontro da Rede LGBT do Mercosul, com o objetivo de avaliar a atuação da rede no Mercosul, da qual a ABGLT é integrante, na condição de co-fundadora, e programar as próximas atividades.

Alexandre Böer, diretor da ABGLT para Região Sul representou a ABGLT na reunião, uma vez que Beto de Jesus estava em viagem representando a ILGA e ambos são os representantes da ABGLT no trabalho de advocacy internacional junto à ONU e Mercosul.

No dia 7 de novembro, sexta-feira, houve uma conferência de imprensa, onde foi possível apresentar os avanços e desafios dos países membros, enquanto direitos e garantias às pessoas LGBT.

Às 18h do mesmo dia aconteceu um painel sobre matrimônio e união civil, na qual o representante da ABGLT deu um relato sobre a atual discussão no Brasil sobre o tema e as estratégias adotadas para aprovar o projeto de criminalização da homofobia no Parlamento, enquanto socializou as atuações de advocacy junto aos poderes Executivo e Judiciário, além do trabalho no legislativo. Todos os países apresentaram seus relatos e foi possível dialogar com a platéia, pois esse era um encontro aberto realizado na Casa de Cultura do Paraguai.

As igrejas católicas, evangélicas e outras religiões fundamentalistas têm sido os principais obstáculos para o avanço dos direitos LGBT no Mercosul. A intenção dos ativistas é que todos os países da região avancem nos direitos LGBT e atuem para que os Estados sejam, de fato, laicos, assim como garantam, no caso do matrimônio, as mesmas leis, com os mesmos nomes.

Esta terceira ocasião em que os ativistas se reuniram é resultado do trabalho iniciado pelo projeto desenvolvido pelo instituto Edson Neris, de São Paulo e grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre, em nome da ABGLT. Através do projeto de Direitos Humanos na ONU e as ações desenvolvidas desde 2006 nas reuniões de Altas Autoridades em Direitos Humanos no Mercosul foi possível articular a formação dessa rede e a participação da ABGLT nesta rede, que hoje já caminha independente de projetos.

Após consulta ao presidente Toni Reis, via e-mail, durante as reuniões, convidamos um representante da FALGBT – Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, que está na coordenação pró-tempore, para que participe do Congresso da ABGLT na condição de convidada e possa apresentar um relato ampliado da rede para o conjunto das instituições da ABGLT.

Alexandre Böer
Diretor da ABGLT para Região Sul
Jornalista e Coord. Projetos
SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade
www.somos.org.br

Retirado da AthosGLS