3ª Parada do Orgulho LGBT da Zona Leste

Evento reuniu mais de mil pessoas e contou com concursos, shows e oficinas

Organizada pela ONG Zona e com o apoio da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (Cads), Itaquera celebrou neste domingo (23), a terceira edição da Parada do Orgulho LGBT Zona Leste. O evento reuniu, de acordo com a organização, cerca de 1,3 mil pessoas praça da Antiga Estação de Trem de Itaquera, e contou com dois trios elétricos (um da Cads e um da ONG Zona) que saíram às 13h do metrô Corinthians-Itaquera.

A Parada ZL teve como tema “Homofobia Mata” - o mesmo da 12ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - e firmou o PLC 122, projeto de lei que criminaliza os ataques contra LGBTs em todo o território brasileiro. “Esse evento é muito importante para dar visibilidade à periferia de uma grande cidade”, explicou o organizador da parada, Beto Bartô. “O homossexual não tem que sair da sua região para ir ao centro de São Paulo para ser visto e respeitado, e é isso que queremos”, completa.

O percurso começou com poucas pessoas e foi marcado com Dindry Buck cantando o hino nacional à capela. As pessoas foram se unindo aos trios ao longo do caminho que seguia pela Avenida Nova Radial até o centro, enquanto outras assistiam pelas janelas de suas casas ou passavam buzinando e acenando. Algumas xingaram e atiraram ovos no trio, mas isso não afetou em absolutamente nada na felicidade dos que estavam presentes.

A trilha sonora foi feita por DJs bem conhecidos pelo segmento como os DJs Pomba da Lôka e o Dj Alê Nascimento da Blue Space. O evento também contou com oficinas de maquiagem e informações sobre DSTs, Aids, Centro de Referência, e a própria Cads. “O gay existe em todo ponto da cidade. Atividades desse tipo são uma forma de conscientizar a população de que o gay está na escola, no vizinho e na família, por exemplo”, afirmou o representante da Cads, Ivan Batista.

Silvetty Montilla e o concurso de drag queens eram as atrações mais esperadas. Mesmo com chuva, ninguém desistiu da festa, muitos se abrigaram em lugares cobertos e depois voltaram, enquanto outros ignoraram a chuva e continuaram dançando. Silvetty entrou depois de chuva e, engraçada como nunca, não decepcionou. Após descer do palco, deu lugar para Bill da Pizza e Dindry Buck, que anunciaram o concurso de melhor drag da Zona Leste. Eram cinco concorrentes e a vencedora foi Ariadna Shine, que se apresentar em casas noturnas da região, e ganhou um vestido do estilista Robson Junior.

A Coordenadoria também realiza eventos com o intuito de levar visibilidade e informação em outras regiões além do eixo Centro - Av. Paulista, como é o caso do “Diversidade nas Praças”, que além de divertir, sensibiliza a população a respeito da diversidade sexual.