Avenida Paulista está liberada para o Orgulho LGBT

A XIII Parada do Orgulho LGBT - “Sem Homofobia, mais cidadania. Pela isonomia dos direitos” - recebeu autorização oficial para que sua realização seja na Avenida Paulista no dia 14 de junho. O despacho saiu no Diário Oficial no dia 18 de abril de 2009. Somente outros dois eventos também serão feitos na Av. Paulista, o “Reveillon” e a “Corrida de São Silvestre”.

“A avenida Paulista, por onde circulam cerca de 450 mil pessoas por dia, não poderia deixar de ser o espaço da manifestação do Orgulho LGBT de São Paulo. A via é o centro econômico do Brasil e palco de eventos que marcaram a história da cidade. Quando paramos a Paulista, paramos o coração do País. Os olhares voltam-se para uma única questão, a diversidade sexual”, afirmou o coordenador da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual.

 A Parada do Orgulho LGBT é realizada em parceria entre a Associação da Parada do Orgulho Gay, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros e a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo e da Secretaria de Participação e Parceria.

 Na edição anterior, a Parada contou com cerca de 3,5 milhões de pessoas, maior contingente em uma parada do gênero no mundo. São 300 mil turistas, dos quais 5% estrangeiros. A geração de receitas é R$ 189 milhões, ficando atrás apenas da Fórmula 1, que gera R$ 200 milhões.

 Os participantes percorrem um caminho de 3,5 km, começando em frente ao Masp, até a praça Roosevelt, acompanhados por muita música e diversão.

No ano passado o número de segurança privada foi de 1.026 homens, mais 1.400 da Polícia Militar, além de três hospitais a postos no Trianon, na Consolação e na praça Roosevelt, um telecentro com 20 computadores para registros de boletins de ocorrência e 26 ambulâncias.