Primeiro encontro do Grupo LGBT&S reúne 50 funcionários

A reunião do Grupo de Funcionários LGBT&S da Prefeitura de São Paulo promovida pela Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) reuniu 50 participantes que ocuparam nesta quinta-feira as cadeiras do auditório da SMPP (Secretaria de Participação e Parceria) para desenvolver e dar início ao primeiro Grupo de funcionários públicos municipais do País. “Foi uma surpresa receber tanta gente, fica provado que os funcionários LGBTs da prefeitura tinham a necessidade desse canal de expressão e querem participar ativamente do grupo” comentou o Coordenador da Cads, Franco Reinaudo.

Neste primeiro encontro, os convidados compuseram duas mesas. A primeira, formada por representantes do poder público contou com o secretário adjunto da SMPP, Dr. Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o coordenador geral da Cads, Sr. Franco Reinaudo, o representante do Núcleo de Diversidade Sexual da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré, Sr. Antônio Chaccon, o representante do Comitê Intersecretarial de Defesa da Diversidade Sexual e da Coordenação Estadual de Diversidade Sexual, Sr. Marcos Fernandes e a Sra. Débora Malheiros da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.
 
A segunda mesa foi formada pela diretora da Secretaria de Políticas Sociais e Eventos do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo, Sra. Marli Pereira, a coordenadora do Grupo de Trabalho em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, a Sra. Laurinda Candido de Araújo, as representantes do Grupo GLS do Banco Santander/Real, Ellen Devai e Glória Gonçalves, e pelo assessor jurídico da Cads e do Centro de Combate à Homofobia, Sr. Gustavo Menezes.
 
Além de celebrar a iniciativa, os palestrantes trataram de temas diversos como a inserção de grupos LGBT no ambiente de trabalho, as superações e dificuldades enfrentadas por homossexuais e transgêneros para construir seu plano de carreira em um ambiente nem sempre neutro em relação à diversidade sexual. O advogado Gustavo Menezes defendeu a importância de conhecer as necessidades dos integrantes para criar um estatuto democrático e preciso, que atenda as especificidades do grupo. Por isso, foi pensado um meio para que todos os participantes da reunião possam enviar suas sugestões e opiniões através do e-mail cads@prefeitura.sp.gov.br ou pelo microblog twitter.com/cads_sp,  para construir o documento base do grupo LGBT&S de funcionários públicos do município de São Paulo.
 
O Grupo LGBT&S nasceu a partir de um número consistente de voluntários que atendeu a um chamado para participar como voluntário na 13ª Parada do Orgulho LGBT. O objetivo do Grupo é estimular a discussão de temas de interesse comum, das minorias sexuais e do funcionalismo público propondo atividades e ações que apóiem e celebrem a diversidade sexual com liberdade e de forma democrática.

Os próximos encontros do Grupo de Funcionários LGBT&S da Prefeitura de São Paulo acontecerão nos dias 16 de setembro, 14 de outubro e 05 de novembro a partir das 18h, no auditório da SMPP, na rua Líbero Badaró, 119 – térreo. Os interessados podem se inscrever através do telefone 3113.9749.

A diversidade sexual é valiosa e respeitada na Prefeitura de São Paulo.