Cine Direitos Humanos estreia com o longa inédito 'Nem caroço nem casca - Uma história de quilombolas'

Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a exibição gratuita de filmes no Espaço Itaú de Cinema da Frei Caneca começou no sábado, dia 7

Uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o projeto Cine Direitos Humanos apresenta sessões semanais gratuitas, aos sábados, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca. A estreia aconteceu no sábado, dia 7, com a exibição do longa-metragem brasileiro inédito 'Nem caroço nem casca - Uma história de quilombolas', dirigido por Will Martins.

"A linguagem artística e cultural é muito importante na promoção e na disputa de valores dos direitos humanos. Essa parceria com o Espaço Itaú, além de inédita, é uma grande oportunidade para os moradores de São Paulo ampliarem sua percepção sobre o tema aliado ao prazer de ir ao cinema", destaca Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Um retrato da resistência quilombola brasileira, o documentário tem a cidade de Viana (MA) como ponto de partida e se baseia em uma estrada no interior do Maranhão que une moradores de seis comunidades quilombolas. 'Nem caroço nem casca - Uma história de quilombolas' apresenta o dia a dia dos povoados, que entrelaçados pelo mesmo passado de luta e escravidão, mostram que educação, religião, cultura e o amor são as ferramentas mais fortes de resistência.

Veja o trailer do filme na página da SMDHC no Facebook

Will Martins explica que a ideia de fazer o filme surgiu por acaso. Pelo fato de sempre fazer documentários pelo Brasil inteiro, ele percebeu que a realidade dos quilombos é um assunto pouco explorado. "Foi mais o tema que me encontrou do que eu que encontrei o tema", diz. O diretor acredita que o filme será de grande importância para a população brasileira, pois, quando se fala em população negra, pensa-se logo em escravidão. A obra vai além. "No filme, conto como os quilombolas vivem hoje, o que se perdeu e o que eles fazem para resgatar e conservar a cultura."

O projeto, inclusive, apoiou, junto à Fundação Cultural Palmares, o processo de certificação de 11 comunidades quilombolas: Boa Fé, Bornel, Cacoal, Mocambo, Canarana, Capoeira, Melhora, Ipiranga, Carro Quebrado, Ponte de Tábua e São Manoel II. A obra é uma produção da Novelo Filmes, em parceria com a Elecnor Transmissão de Energia e com coprodução da ONG Me Ensina e da produtora Glóbulo Marcas de Propósito.

O projeto Cine Direitos Humanos tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, além de diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

 

Estreia do Cine Direitos Humanos
Exibição do filme inédito 'Nem caroço nem casca - Uma história de quilombolas', dirigido por Will Martins
Classificação livre
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Dia 7/9, às 11h
Entrada gratuita