Secretário Rogério Sottili conhece ações da sociedade civil na favela do Moinho

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania esteve no bairro a convite dos representantes do Projeto Comboio, feito durante o #DiálogoSPDH/Direito_à_Cidade

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, visitou a comunidade do Moinho na manhã de quarta-feira, dia 6, para conhecer as ações desenvolvidas pela sociedade civil no bairro. A iniciativa foi uma resposta ao convite feito por Caio Castor e Flávia Lobo, do Projeto de Pesquisa e Intervenção Urbana Comboio, durante o #DiálogoSPDH/Direito_à_Cidade, realizado na Praça Roosevelt no ultimo dia 31, quando mais de 200 pessoas debateram a elaboração de ações de ocupação dos espaços públicos de São Paulo com base na convivência, na tolerância e no direito à cidade (leia mais).

O Projeto Comboio atua na região há um ano, desde o último grande incêndio na área, com ações de desenvolvimento e garantias em prol da arte pública, cidadania, ética, ocupação do espaço público e habitação.

Durante a visita, Caio, Flávia e moradores mais antigos do Moinho relataram ao secretário as ações no bairro e suas principais dificuldades. Entre elas, a mais delicada é a relacionada ao saneamento básico, que apresenta um impasse pelas questões legais do terreno. Os moradores reivindicam soluções emergenciais temporárias enquanto se decide se eles irão permanecer no local ou se serão levados para um terreno na Rua do Bosque, próximo à comunidade.

O secretário Rogério Sottili se comprometeu a intensificar o diálogo com a Secretaria Municipal de Habitação e com o prefeito Fernando Haddad para averiguar os encaminhamentos e os avanços em relação aos os acordos estabelecidos. "Vocês podem me ver como um parceiro nesse processo", disse o secretário.