Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e Segurança Urbana lançam Política Municipal de Mediação de Conflitos

Diretrizes buscam resgatar a função comunitária da GCM, aproximando os agentes da população, além de garantir agilidade na solução de impasses envolvendo direitos disponíveis

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 19, na sede da Prefeitura de São Paulo, o ato de lançamento da Política Municipal de Mediação de Conflitos, que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). As diretrizes buscam resgatar a função comunitária da Guarda Civil Metropolitana, aproximando os agentes da população, além de garantir agilidade na solução de impasses envolvendo direitos disponíveis, a fim de evitar medidas jurídicas e o acirramento das disputas.

“A política de mediação de conflitos é fundamental para desnaturalizar a cultura de violência que acontece em São Paulo”, disse a secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Larissa Beltramim. Também estiveram presentes no evento Angélica Molina, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria Municipal de Segurança Urbana; Gilson Pereira de Menezes, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana; e Igor G. de Oliveira, coordenador-geral da Escola Nacional de Mediação (ENAM).

A Política Municipal de Mediação de Conflitos integra o Programa de Metas da Prefeitura, que prevê a qualificação de 2.000 guardas civis metropolitanos para atuação nessa área e a reforma das 31 Casas de Mediação existentes nas Inspetorias da GCM. Em agosto de 2013, a SMSU e a SMDHC firmaram um termo de cooperação técnica com a Escola Nacional de Mediação para iniciar o ciclo de formação dos guardas mediadores.

Também em 2013, foram retomadas as atividades do Comitê Intersecretarial de Casas de Mediação da Guarda Civil Metropolitana, composto por representantes da SMSU, SMDHC, Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Nesta sexta-feira, dia 21, começa o curso de formação de 30 instrutores de mediação oferecido pela SMDHC, SMSU e ENAM.

 

Foto: Comunicação/SMDHC