Centros de Educação em Direitos Humanos oferecem o curso 'Respeitar é preciso'

Aulas buscam fortalecer a reflexão sobre a vivência dos direitos humanos nas escolas e são voltadas a professores, estudantes e moradores do entorno dos CEUS que abrigam os Centros

Os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), lançados em abril, em quatro CEUs da Cidade, promovem neste mês e em agosto o curso ‘Respeitar é preciso – a escola como espaço da educação em direitos humanos’, voltado a professores, gestores, servidores e estudantes da rede municipal de ensino, além da comunidade do entorno das unidades educacionais em que os Centros estão instalados e interessados em geral.

Promovido pela entidade Vlado Educação, conveniada da Prefeitura, o curso tem como objetivos fortalecer a reflexão sobre a vivência dos direitos humanos nas escolas; sensibilizar a comunidade de educadores para adesão ao projeto; e inserir a educação em direitos humanos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) dos CEUs que abrigam os Centros.

São 12 horas de curso, que abordam a concepção e o histórico de direitos humanos e, sobretudo, a relação deste tema com a educação, em seus diferentes níveis. Professores, gestores e funcionários da rede municipal de ensino que participarem das aulas terão pontuação para progressão de carreira, de acordo com o comunicado nº 734, de 16 de abril de 2014, publicado no ‘Diário Oficial da Cidade’. Receberão certificados os participantes que obtiverem frequência de 100% e conceito satisfatório.

Há 800 vagas, sendo 200 em cada CEDH. Confira o cronograma:

CEDH DRE Datas e horários Local do curso
CEU Jardim Paulistano Freguesia do Ó/Brasilândia Dias 9/5, 30/5 e 1/8, das 8h às 12h CEU Jardim Paulistano (Rua Aparecido do Taboado, s/n, Brasilândia)
CEU Pêra Marmelo Pirituba/Jaraguá Dias 10/5 e 9/8, das 8h às 12h CEU Pêra Marmelo (Rua Pêra Marmelo, 226, Jardim Santa Lucrécia)
CEU Casa Blanca Campo Limpo  Dias 24/5 e 31/5, das 8h às 12h  CEU Casa Blanca (Rua João Damasceno s/n, Vila das Belezas)
 CEU São Rafael  São Matheus  Dias 12/5, 26/5 e 11/8, das 18h às 22h  DRE São Matheus (Av. Ragueb Chohfi, 1550, Jardim Três Marias)

As inscrições podem ser feitas até um dia antes da data do curso (as do dia 9 se encerram nesta sexta mesmo, dia 9), pelos seguintes canais:

- CEU Casa Blanca: http://zip.net/btm4lg
- CEU Jardim Paulistano (com Cristina Benedicte Fernandes): cbfrenandes@prefeitura.sp.gov.br
- CEU São Rafael (com Maria Bento da Purificação): maria-bento@prefeitura.sp.gov.br
- CEU Pêra Marmelo (com Maurício Canuto): educacaoperamarmelo@gmail.com

Na inscrição por e-mail, o assunto deve conter a frase "Curso de Educação em Direitos Humanos" e, o corpo da mensagem, informações do participante (nome completo e dados funcionais, se cabíveis – RF, CPF, cargo, QPE, unidade educacional e DRE, além da identificação do CEDH).

Os CEDHs

Os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs) são polos permanentes de trabalho em cidadania e educação sobre direitos humanos instalados na rede municipal de ensino. Realizados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os CEDHs têm suas atividades integradas aos dos CEUs em que estão instalados e da comunidade do entorno, trabalhando o tema de direitos humanos em diversas áreas – cultura, esportes, educação, gestão e integração com os moradores do bairro.

Implementar a educação em direitos humanos na rede municipal de ensino é uma das 13 metas sob responsabilidade da SMDHC presentes no Programa de Metas da Prefeitura.