Centro de Cidadania LGBT realiza teste rápido de HIV pela saliva

O teste de fluido oral detecta os anticorpos que o organismo produz contra o HIV por meio da saliva. O exame deve ser agendado

O Centro de Cidadania LGBT Arouche passou a realizar o teste rápido de HIV por meio de fluido oral. Trata-se do procedimento conhecido como DPP-HIV (Dual Path Plataform), do inglês, (Plataforma de Caminho Duplo), que detecta os anticorpos que o organismo produz contra o HIV por meio da saliva. O teste é feito na sala de atendimento do Centro e precisa ser agendado por telefone.

O teste rápido dura 30 minutos. “Durante este tempo, a pessoa permanece na sala de atendimento. Não atendemos outra pessoa até sair o resultado. Para evitar fila, é melhor agendar”, explica a atendente Aline Marques, que é aluna do programa Transcidadania.

Aline Marques é aluna do Transcidadania e fez o curso de capacitação para realizar os exames no Centro de Cidadania LGBT Arouche

Além de Aline, outras duas alunas do Transcidadania fizeram o curso de capacitação técnica no Centro de Testagem e Aconselhamento Henrique de Souza Filho – Henfil para realização dos exames. “Se o teste der positivo, realizamos novamente o procedimento. Caso volte a dar positivo, encaminhamos a pessoa para o Centro Henfil. Lá, ela faz exames mais rigorosos e começa o tratamento”, diz Aline.

Sobre o teste – O teste do fluido oral é um exame de triagem disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. É realizado no Centro de Cidadania LGBT Arouche numa parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O kit do DPP é produzido pelo laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz, do Rio de Janeiro.

Ele contém uma haste coletora descartável (para obtenção da saliva), um frasco com solução, no qual é colocada a haste coletora após a obtenção da amostra, e um frasco com a solução de reação. Esses líquidos são colocados em um suporte plástico de teste, no qual ocorre a reação química. Logo, a revelação do resultado, ou seja, negativo ou positivo.

Recomendações – Para realizar o teste, são necessários alguns procedimentos. A recomendação é que deixe a concavidade da boca o mais natural possível. Para isso, recomenda-se NÃO comer, beber (sucos, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas), fumar, escovar os dentes, usar antisséptico bucal, chupar bastilhas e mascar chiclete. Isso, pelo menos, 30 minutos antes de fazer o exame. “Essas coisas podem dar alguma interferência no resultado. Por isso é necessário que se obedeça a essas recomendações”, explica Aline.

Sobre o Centro – Inaugurado em 27 de março, o Centro de Cidadania LGBT Arouche é o primeiro de outros que serão abertos até o final da gestão do prefeito Fernando Haddad. Na esfera jurídica, o Centro dá orientações para registro civil de nome social e encaminhamentos em casos de violência homofóbica.

Além disso, realiza apoio psicológico, de serviço social, entre outros assuntos. Nos seus 400m2, é o maior centro LGBT do país. Ele conta com um auditório para realização de palestras, debates, seminários e aulas – como o curso de “Direitos Humanos e Cidadania”, do programa Transcidadania.

O Centro de Cidadania LGBT substituiu o Centro de Combate à Homofobia (CCH), que funcionava informalmente desde 2006. De janeiro a maio, o Centro atendeu 335 pessoas. Isso nas áreas de serviço social, direito, psicologia e interdisciplinar. Deste total, 118 ainda como o Centro de Combate à Homofobia (janeiro a março) e 217 (abril e maio) após a mudança.

São mais de 20 profissionais envolvidos nos trabalhos do Centro. “Temos uma equipe comprometida, desde psicólogos, advogados, pedagogos e assistentes sociais, para trabalhar com diversos temas. Não só pela violação de direitos e casos de agressões”, comenta a coordenadora Dediane Souza. Com esta atividade na área de saúde, a tendência é aumentar o número de atendimentos.


Centro de Cidadania LGBT Arouche / Transcidadania
Rua do Arouche, 23, 4º andar, República – São Paulo/SP
Fone: (11) 3106-8780
E-mail: centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h