Mobilização com empresários busca articular empregos para população em situação de rua

Três encontros foram realizados no contexto do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Como parte da agenda de 19 de Agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, participou de encontros com empresários de São Paulo para discutir ofertas de emprego para esse público.

Em três reuniões realizadas, foi apresentado o projeto de empregabilidade de pessoas com trajetória de rua, com objetivo de sensibilizar o empresariado para a contratação de um grupo em situação de vulnerabilidade e que busca oportunidades no mundo do trabalho. Entre os participantes, estiveram representantes da Sodexo, Inove, Egaion, General Cable, Workplan e Guima Conseco.

Tais encontros são importantes na viabilização da contratação de pessoas em situação de rua, colaborando por gerar uma mudança de valor e de cultura dos direitos humanos na sociedade.

Projeto de empregabilidade

A estratégia de capacitação e empregabilidade de pessoas em situação de rua da Prefeitura de São Paulo inclui três etapas: cursos profissionalizantes, formação complementar para o mercado de trabalho e mobilização dos empresários. O próximo passo da Coordenação é fazer um acompanhamento individualizado dos participantes ao longo de todo o processo.

Os cursos profissionalizantes têm duração média de 160 horas e são ofertados por instituições como Senai e Senac, por meio do Pronatec, ou via política de gratuidade. Após concluírem os cursos profissionalizantes, os estudantes são encaminhados para formação complementar para inserção ao mundo do trabalho, ofertada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Após essas etapas, a Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua mobiliza empresários para contratação dos concluintes dos cursos. De 2013 até julho deste ano, 1.066 vagas foram ofertadas, contando com 932 matriculados.