Um terço dos inscritos do Estado de São Paulo no ENEM que usam nome social são do Transcidadania

No Estado de São Paulo, 89 travestis e transexuais farão a prova usando o direito do nome social

O número de inscritos e inscritas que utilizaram o direito do nome social na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 quase triplicou comparado com o último ano. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2015 são 278 inscritos, enquanto em 2014 foram 102 em todo o país. No Estado de São Paulo, que tem o maior número total de inscritos, 89 travestis e transexuais farão a prova. Destes, 27 são beneficiários e beneficiárias do programa Transcidadania.

Para Juny Kraiczyk, coordenadora do Transcidadania, este é um dado para ser comemorado, mas o número poderia ser maior. “A população de travestis e transexuais homens e mulheres continua sendo expulsa da escola, da sociedade e da família ainda muito jovens. Há muito a ser feito e o Transcidadania junto com outras políticas públicas colocadas em prática no município colabora para que este cenário comece mudar”, reflete Kraiczyk.

O Enem ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, são mais de 7,7 milhões de candidatos confirmados. Depois de São Paulo, o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar no número de inscritos com o nome social, com 33. Minas Gerais fica em terceiro, com 29, e o Paraná vem logo adiante, com 22 inscritos.