Programação do 26º Mix Brasil começa com apoio da Prefeitura de SP

Ao todo são 138 produções de 27 países, dedicadas na temática de identidade, gênero e sexualidade

A cidade de São Paulo está mais colorida desde a última quarta-feira, 11, com a abertura do 23º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, realizada no Centro Cultural de São Paulo. O evento, que ocorre até o dia 22 de novembro, é o maior festival dedicado ao movimento LGBT da América Latina. Ao todo são 138 produções de 27 países, dedicadas na temática de identidade, gênero e sexualidade. A produção brasileira desta edição superou a do último ano, que contou com 64 longas-metragens e 50 curtas-metragens nacionais.

Na ocasião, o coordenador de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Alessandro Melchior, enfatizou o compromisso da Prefeitura com o festival. “Precisávamos de algum modo garantir os programas e as ações de políticas públicas que estão se desenvolvendo cada vez mais e se despontando como pioneiros no país”, afirmou. “O Festival Mix Brasil está no nosso calendário oficial e, para a próxima edição, o evento tem o nosso compromisso de continuidade no apoio”, completou.

O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, reforçou a importância do Mix Brasil para a cidade. “A Prefeitura de São Paulo está empenhada na promoção de políticas públicas e cultura para a população LGBT e entende que o Mix Brasil é um importante ator nesta luta por menos preconceito e emancipação da cidadania de todos e todas”.

Com 70 palestrantes para a discussão sobre gênero, sexualidade, política, cultura e educação, a programação do festival conta também com apresentações teatrais, performances artísticas.

A entrega dos prêmios acontecerá no próximo dia 18, na Sala Adoniran Barbosa, do Centro Cultural de São Paulo (Avenida Vergueiro, nº 1000).

1ª Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil

Em parceria com o festival, está marcada a primeira Conferência Internacional [SSEX BBOX] a partir do dia 17. Nesta data, o coordenador Alessandro Melchior irá compor a mesa de debate sobre direitos humanos, que discutirá ações às instâncias federal e estadual, para análise e definições de estratégias de políticas para a população LGBT.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site do Festival Mix Brasil no link: mixbrasil.org.br/2015/