Debate discute o papel da mulher com deficiência no processo de criação artística

Evento aconteceu no Vale do Anhangabaú e faz parte da programação do 3º Festival de Direitos Humanos de São Paulo

O ‘Espaço Cidadania nas Ruas’ recebeu, na tarde desta quinta-feira, 10, o debate “Cidadania e Inclusão: o papel da mulher com deficiência como protagonista da criação artística” para discutir com a sociedade civil as diversas formas de combate ao preconceito e como a arte pode atuar sendo um fator fundamental e preponderante de expressão das pessoas com deficiência.

Durante o evento, Jo Verrent, pioneira em projetos que visam o desenvolvimento de lideranças em pessoas com deficiência na Inglaterra, além de ser uma importância articuladora no setor de gestão artística e inovação digital, alertou para a temática da diferença de gênero em escala mundial, abrangendo também as mulheres com algum tipo de limitação motora. “Eu, por ser mulher, ainda hoje teria muitas dificuldades para arrumar um emprego na vaga de pessoa com deficiência”, disse. “Ao contrário de nós, os homens não enfrentam tais dificuldades, mesmo em cidades como Londres”, afirmou.

No decorrer de sua apresentação, a artista inglesa expôs diversos trabalhos realizados ao longo dos anos, com destaque especial para a mostra de vídeos “Unlimited”, onde uma série de vídeos mostra como mulheres com deficiência se utilizam da sua criatividade para superar dificuldades diárias. “Os artistas com deficiência tem as histórias mais interessantes para contar, da forma mais nobre e inovadora possível”, salientou Verrent. Numa troca de diálogos com o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, ela também destacou que “por meio da arte oferecemos perspectivas escondidas e diversas maneiras de ver o mundo”.

Jo Verrent veio ao Brasil a convite do British Council e do Itaú Cultural para participar do festival “ENTRE: Arte e Acesso”.

O debate fez parte do 3º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas e foi organizado pela Assessoria Internacional da SMDHC em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e o British Council. Todas as ações realizadas entre a SMDHC, em parceria com o Reino Unido, ocorrem no âmbito do Memorando de Entendimento, assinado em agosto, desse ano entre a Secretaria, o British Council e o Consulado-Geral Britânico, em São Paulo. A perspectiva é que ao longo do ano de 2016 mais ações conjuntas de intercâmbio e cooperação ocorram (o projeto Minha São Paulo do calendário de fotos da PopRua também ocorre no âmbito dessa cooperação).