Cine DH exibe o documentário "Laura" nas últimas sessões do ano

Dirigido por Fellipe Barbosa, o filme mostra a vida de uma imigrante argentina em Nova York, onde ela tenta se aproximar das estrelas do cinema americano

A última atração do ano no Cine Direitos Humanos é o longa-metragem “Laura”, do diretor Fellipe Barbosa (do longa “Casa Grande”, 2014). Exibido em diversas mostras internacionais, ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Hamptons, nos EUA.

Laura é uma imigrante argentina de quase 60 anos que mora num hotel barato de Nova York e, noite após noite, persegue a luz e o glamour das estrelas de Hollywood. Ela mantém a pose invadindo os eventos mais exclusivos da cidade, mas vive , rodeada de “tranqueiras”, em um quarto minúsculo, o qual proíbe que seja filmado. O diretor Barbosa acabou virando virar personagem do próprio documentário. Ele passa a precisar administrar o incômodo de Laura, que sente sua privacidade invadida pelas câmeras.

Segundo o crítico Pedro Henrique Ferreira, “o que há de absolutamente excepcional no caráter de Laura é este jogo entre a imagem de si mesma que ela arquiteta (uma espécie de diva) e a fragilidade que há nesta montagem – uma fragilidade a qual, politicamente, a mulher opta por se esconder.” O filme também recebeu crítica positiva da respeitada “Variety”, que observou a transformação desse “estudo de um personagem verdadeiramente excêntrico em um cabo de guerra entre o cineasta e seu tema”.

Sábado, 19/12, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca – gratuito

Quarta-feira, 23/12, às 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – gratuito