“As Hiper Mulheres” é a primeira atração do Cine DH em 2016

A programação retorna no dia 9 de janeiro, com filme sobre ritual indígena no Alto Xingu

O Cine Direitos Humanos inicia a programação de 2016 com o filme “As Hiper Mulheres”, sobre um ritual de canto da tribo Kuikuro no Alto Xingu (MT). Misturando realidade e ficção, a trama se passa quando um velho índio da tribo, com receio de que sua esposa venha a falecer em breve, pede para que a comunidade realize para ela, pela última vez, o Jamurikumalu, um famoso ritual de canto feito apenas pelas mulheres do grupo. As moças, então, começam a ensaiar, mas têm dificuldades, porque a única cantora que, de fato, sabe todas as músicas da cerimônia está muito doente.

No desenrolar de “As Hiper Mulheres” é possível conhecer mais a respeito da realidade dos índios dessa tribo, as músicas tradicionais e sagradas, o cotidiano, o bom humor e as relações de gênero. O longa-metragem faz parte do projeto “Vídeo nas Aldeias”, criado por Vincent Carelli para introduzir a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras. Assim, “As Hiper Mulheres” foi filmado pelos próprios Kuikuros, com direção dos cineastas Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, além do antropólogo Carlos Fausto.

"Queríamos fazer um filme sobre a música e os músicos que fosse tão sutil e vigoroso quanto é a expressão musical entre os Kuikuro. E escolhemos as mulheres como personagens principais pela combinação de força e delicadeza, que nos surpreendia a cada instante”, contam os diretores do filme.

A obra venceu a competição brasileira do Festival Olhar de Cinema e conquistou o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor documentário no FestCine Goiânia. Também recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor som no Festival de Gramado e o prêmio de melhor som no Festival de Brasília. Foi exibido ainda nos festivais de Roterdã, Cinélatino de Toulouse, Worldfestival de Amsterdã e nos Encontros Internacionais do Documentário de Montréal, entre outros.

Sábado, 9/1, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca – gratuito

Quarta-feira, 13/1, às 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – gratuito