Imagens incríveis de mulheres em protestos ao redor do mundo

Nunca subestime o poder de uma mulher – ou de 100

Apesar de permanecerem sub-representadas nos sistemas políticos, as mulheres estão à frente de diversos movimentos políticos e sociais, e se fazem ouvir. Desde protestos de norte-americanas em Washington (Estados Unidos), contra a violência policial, até as ações da gangue rosa-choque, na Índia, essas mulheres são uma força a ser reconhecida.

No Dia Internacional das Mulheres escolhemos homenagear as mulheres em luta. Para isso selecionamos 15 imagens poderosas e emocionantes de mulheres que encabeçaram protestos por seus direitos e pelos direitos humanos, ao redor do mundo.

Fonte: The Huffington Post

 

TURQUIA, 2013

Foto: Ozan Kose | Uma manifestante de oposição ao governo faz um símbolo de vitória durante confronto entre manifestantes e a tropa de choque na Praça Taksim, em Istambul, em 22 de junho de 2013 

 

MACEDÔNIA, 2015

Foto: Armend Nimani | Imigrantes protestam atrás de uma cerca contra restrições que limitam a passagem de pessoas na fronteira entre a Grécia e a Macedônia, em dezembro de 2015. A Macedônia restringiu a passagem para o norte da Europa apenas a sírios, iraquianos e afegãos considerados refugiados. Todas as outras nacionalidades são consideradas como “migrantes econômicos” e impedidas de passar.

 

HONDURAS, 2009

Foto: Jose Cabezas | Apoiadores do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, marcham em Tegucigalpa em protesto ao golpe militar que depôs o presidente, em 2 de julho de 2009. 

 

FRANÇA, 2015

Foto: Thomas Samson | Ativistas do grupo Femen fazem performance onde ironizam a saudação nazista “Heil Le Pen”, referência à Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita francesa Frente Nacional (FN), durante ato que homenageava Joana D’Arc por ocasião do 1º de maio.


COREIA DO SUL, 2015

Foto: Chung Sung-Jun | Uma mulher senta na frente da tropa de choque que bloqueia uma estrada em Seul para proteger manifestantes durante um protesto contra o governo em 24 de abril de 2015. Nessa época, a central sindical KCTU (Korean Confederation of Trade Unions) entrou em greve geral contra a reforma do mercado de trabalho e do sistema de pensão pública proposto pelo governo sul-coreano.


BRASIL, 2007

Foto: Ricardo Moraes | Um policial do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) mira o fuzil para uma mulher, em protesto da comunidade do Complexo do Alemão contra a morte de moradores ocorrida durante troca de tiros entre policiais e traficantes na favela do Rio de Janeiro.


ÍNDIA, 2015

Foto: Yawar Nazir | Mulheres mulçumanas gritam palavras de ordem contra o governo indiano e pela libertação da Caxemira durante funeral de Bilal Ahmad Bhat, ativista morto numa manifestação, supostamente por forças paramilitares indianas.


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, 2012

Foto: Issouf Sanogo | Integrantes mulheres de associações contra a violência em relação às mulheres no leste da República Democrática do Congo apresentam folhetos na abertura da Francophonie Summit, em Kinshasa.


FRANÇA, 2016

Foto: Zacharie Scheurer | A ativista Sarah Constantin, é pendurada por uma corda em uma ponte de Paris para chamar a atenção para o grande número de execuções no Irã. O protesto tem como alvo a visita do presidente iraniano Hassan Rohani, a Paris, em 28 de janeiro de 2016.


MÉXICO, 2015

Foto: Juan Barreto | Mulheres nuas protestam na entrada da residência presidencial de Los Pinos, na Cidade do México, contra a expropriação de suas terras por deputados federais.


POLÔNIA, 2011

Foto: Janek Skarzynski | Mulheres polonesas participam do protesto Amamentação Não É Obsceno, no metrô de Varsóvia, em 15 de Junho de 2011, em reação a uma proibição imposta pelas autoridades da cidade à respeito da amamentação em espaços públicos.

 

ARGÉLIA, 1998

Foto: AFP | Mulher pede calma diante da tropa de choque, durante um protesto organizado pelo “Rally for Culture and Democracy (RCD)” (Partido da Cultura e Democracia), em Argel, contra uma nova lei que atodou o árabe como a única língua oficial na Argélia.

 

SÉRVIA, 2005

Foto: Marko Drobnjakovic | Uma integrante das “Mulheres de Preto”, uma rede internacional de paz, protestam no centro de Novi Sad, deitadas no chão com os corpos envolvidos em sacos plásticos. A performance foi feita durante o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em defesa dos direitos das minorias na província de Vojvodina, Sérvia.


ÍNDIA, 2009

Foto: Mustafa Quraishi | Integrantes da "gulabi gang” (gangue rosa-choque), grupo de mulheres da Índia, grita palavras de ordem em um protesto em Nova Deli. O grupo exigia a criação de um estado próprio, o Bundelkhand. A gangue rosa-choque é conhecida por combater a injustiça social e a violência contra a mulher, incluindo o casamento de meninas.

 

BÉLGICA, 2015

Foto: Virginia Mayo | Uma mulher atira ovos contra a tropa de choque durante uma manifestação de agricultores em Bruxelas. Produtores de leite protestavam contra preços injustos praticados no mercado.