AHF Brasil e Transcidadania lançam campanha de incentivo ao teste de HIV

Divulgação da campanha terá início com coletiva de imprensa na Praça das Artes

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (SMDHC), através de sua Coordenação de Políticas para LGBT, lança amanhã (17) a campanha “Fazer o teste para o HIV é um direito de todas as pessoas”. A iniciativa faz parte do programa de Visibilidade Trans e será desenvolvida em parceria com a empresa AHF Brasil (Aids Healthcare Foundation).

O principal objetivo da campanha é incentivar diretamente a população de travestis e transexuais a realizar o teste de HIV e reforçar sua cidadania e respeito aos direitos humanos, especialmente os relacionados ao acesso à saúde. “Nosso intuito é afastar o estigma que cerca a população trans, reforçando que a proteção e o teste devem ser feitos por todas as pessoas sexualmente ativas, independente da sua orientação sexual ou da sua identidade de gênero. Trabalhamos para inserir as travestis e transexuais femininos e masculinos no atendimento integral, humanizado e de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Cristina Raposo, diretora da AHF Brasil.

Quatro vídeos especiais feitos sobre a campanha serão veiculados nas TVs dos ônibus da capital paulista e na Rede São Paulo Saudável, presente em todas as unidades municipais de saúde da capital. Também serão afixados cartazes em mais de 600 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas 26 Unidades Especializadas em DST/Aids. Essa divulgação conta com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

No lançamento da campanha nesta 5ª feira serão divulgados dados oficiais sobre a população de travestis e transexuais na cidade de São Paulo. Está prevista a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy; da diretora da AHF Brasil, Cristina Raposo; dos coordenadores de Políticas para LGBT, Alessandro Melchior e do programa Transcidadania, Juny Kraiczyk; de Eliana Gutierrez, do Departamento Municipal de DST/Aids de São Paulo ; do diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Renato Girade; da diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Clara Gianna; da diretora de Programa do Center for Disease Control (CDC) no Brasil, Nena Lentini.

Também estarão presentes integrantes do Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, do Centro de Referência da Diversidade (CRD/SP), e da ANAIDS – Articulação Nacional de Aids, além de beneficiárias do Programa Transcidadania.

Testagem rápida para o HIV
A Coordenação de Políticas para LGBT oferece a testagem rápida para o HIV, por meio da Unidade Móvel de Cidadania LGBT, de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h (horário sujeito a alterações), no Largo do Arouche e no Centro de Cidadania LGBT, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, na Rua do Arouche, 23, 4º andar, República. A testagem rápida também é oferecida gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento ou nas unidades públicas de saúde.

 

Coletiva de Lançamento da Campanha de Visibilidade Trans
Dia 17 de março, 10h
Praça das Artes - Sala do Conservatório
Avenida São João, 281, centro