Prefeitura de São Paulo cria nova ferramenta de participação digital

“Agenda Colaborativa” auxiliará a comunicação com o poder público sobre políticas e assuntos de interesse da população

Nesta terça-feira (3/5), responsáveis pelas áreas de participação social e participação digital da Prefeitura de São Paulo e do governo federal se reuniram com jovens dos programas “Juventude Viva” e “Jovem Monitor Cultural” no lançamento da Agenda Colaborativa, nova ferramenta digital da São Paulo Aberta. Por meio dela, a prefeitura visa auxiliar a articulação de redes nos territórios da cidade e aproximar a gestão municipal das políticas e temáticas eleitas como prioritárias pela população.

Conheça e participe da Agenda Colaborativa

 

Jovens bolsistas da Prefeitura de São Paulo participam das atividades de lançamento da Agenda Colaborativa | Foto: São Paulo Aberta

 

Com a nova ferramenta os paulistanos poderão cadastrar eventos por região e votar nas propostas cadastradas. As mais votadas serão divulgadas nos canais da São Paulo Aberta e farão parte da agenda do secretário municipal de Direitos Humanos (Felipe de Paula), da secretária municipal de Cultura (Maria do Rosário) e do coordenador da São Paulo Aberta (Gustavo Vidigal).

O objetivo final da Agenda Colaborativa é criar mais espaços de diálogo entre o governo municipal e a população da cidade, sobretudo entre os moradores dos bairros mais vulneráveis. Já está aberto o cadastramento de eventos que ocorram entre 23 de maio e 30 de junho. O prazo para o cadastro é até 16/5 e o único requisito é que o evento seja público e gratuito. Participe e compartilhe esta ideia!

Governo aberto
Um dos pilares de governo aberto é desenvolver novas tecnologias para fortalecer a participação social. São Paulo é uma das primeiras cidades do mundo a incorporar, de forma integrada, transparência, participação, inovação tecnológica e integridade nas políticas públicas.

Desde 2013, diversas iniciativas foram lançadas com o objetivo de aproximar a Prefeitura dos moradores da cidade e facilitar o controle social: as consultas públicas online, o programa Gabinete Aberto, o edital de Agentes de Governo Aberto – que já formou mais de 5.000 pessoas na cultura de governo aberto desde julho de 2015 – e a criação do laboratório de inovação tecnológica LabProdam – que estimula o uso de ferramentas livres e desenvolve projetos que ajudam na transparência de dados da cidade e na economia de recursos públicos – são algumas das ações desenvolvidas.

Este ano, a Prefeitura de São Paulo foi escolhida para fazer parte do plano piloto de governos locais da Open Government Partnership, uma parceria internacional entre governos e organizações que visa assegurar compromissos para promover transparência, empoderar cidadãos, combater a corrupção e desenvolver novas tecnologias para fortalecer as governanças (saiba +).