São Paulo ganha nova Unidade Móvel de Cidadania LGBT

Equipamento percorrerá bairros da zona sul oferecendo, entre outros serviços, atendimento a vítimas de homofobia

Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, inaugura a segunda Unidade Móvel de Cidadania LGBT, na zona sul da cidade. O evento acontece amanhã (20), às 10h, na Praça do Campo Limpo.

Instalada em uma Van, a unidade móvel percorrerá toda a região sul atendendo vítimas de homofobia e oferecendo serviços como teste rápido de HIV/Aids por fluido oral. O equipamento também atuará na aproximação entre a população da região e o Centro de Cidadania LGBT, lançado em março, no bairro de Santo Amaro. Para lá, serão encaminhados os atendimentos que demandem assessoria jurídica e psicológica, por exemplo.

Primeira Unidade Móvel de Cidadania LGBT foi lançada em junho de 2015, no Largo do Arouche 

A unidade móvel receberá investimento anual de R$ 166 mil. O veículo é equipado e adaptado para realizar até dois atendimentos simultâneos. O funcionamento será de quarta a domingo, das 18h às 23h.

“Ampliar a plataforma de um Centro de Cidadania LGBT para ocupar mais espaços públicos da cidade promovendo cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais é primordial para aproximar esta população das ações e serviços públicos que o município oferece. E inaugurar a segunda unidade móvel numa semana tão importante como esta é mais uma conquista para nós”, afirma Alessandro Melchior, coordenador de Políticas LGBT.

Centro de Cidadania LGBT Sul
O Centro de Cidadania LGBT Sul, localizado em Santo Amaro, conta com mais de 500m², sendo o maior serviço do gênero no país. No local é oferecido atendimento psicológico e social, assessoria jurídica e orientação sobre políticas e programas da Prefeitura de São Paulo, como o Transcidadania. O equipamento oferece também encaminhamento às áreas de saúde, educação e trabalho.
 

Inauguração da Unidade Móvel de Cidadania LGBT Sul
Dia 20/5, 10h
Praça João Tadeu Prioli (Praça do Campo Limpo)
Rua Doutor Joviano Pacheco de Aguirre, 17, Campo Limpo