Mais 47 alunos concluem curso de direitos humanos promovido pela Prefeitura

Curso foi ministrado na Central de Capacitação Popular - direitos humanos

A importância da elaboração e execução permanente de políticas públicas que visam a promoção dos direitos humanos – como já desenvolve a atual administração municipal paulistana – foi um dos pontos mais destacados pelos debatedores e demais participantes da cerimônia, nesta 3ª feira (ontem, 31.05), de formatura de uma nova turma de 47 alunos, que concluiu curso de formação em direitos humanos.

O curso foi ministrado na Central de Capacitação Popular - direitos humanos (CECAP-DH), na sede da Incubadora de Projetos Sociais da Prefeitura da capital. A formação resulta de convênio entre a Rede Cidadã Multicultural e a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Um dos pontos de destaque da cerimônia o debate sustentado pela secretária-adjunta Djamila Ribeiro; pelo coordenador do projeto CECAP-DH, Eduardo Paes; e pelo gestor do Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária, Fábio Mafra. A discussão teve como mediador o coordenador pedagógico do projeto, Binho Riani Perintto.

A secretaria-adjunta da SMDHC, Djamila Ribeiro,destacou a importância de os mutirões e ações da CECAP-DH serem acompanhados nas diversas áreas da cidade uma vez visam estimular a cidadania e a participação social nas periferias. “A educação em Direitos Humanos é fundamental para resolver questões estruturais na base da sociedade. Nesse aspecto a escola tem um papel extremamente importante para mostrar o quanto a diversidade e a diferença devem ser entendidas como positivas e precisam ser respeitados”, destacou Djamila..

 

A Central de Capacitação Popular - direitos humanos
Mais que uma proposta particular de um grupo, ou iniciativa de uma Secretaria, a Central de Capacitação Popular - Direitos Humanos (CECAP-DH) representa a implementação de um local de desenvolvimento de uma política de capacitação de pessoas, de entidades e associações comunitárias. É uma necessidade da sociedade, e uma ação de cidadania e responsabilidade social.

A Central é um projeto que visa atender as principais demandas de pessoas e entidades que lutam por políticas sociais na capital paulista. Ela desenvolve seu trabalho através de oficinas, workshops e mutirões descentralizados visando assessorar a elaboração e gestão de projetos sociais. Ela trata, ainda, consultoria sobre temas como regularização de entidades, conveniamentos, editais, elaboração de projetos, execução e prestação de contas e sobre marcos regulatórios de organizações da sociedade civil.