Zona leste ganha dois equipamentos de atendimento à população LGBT

Novo Centro de Cidadania e Unidade Móvel auxiliarão pessoas em situação de vulnerabilidade social e de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero

Fonte: Secom

A partir desta sexta-feira (1º), a zona leste de São Paulo conta com dois novos equipamentos de atendimento à população LGBT. A Prefeitura de São Paulo abriu na região de São Mateus, um Centro de Cidadania LGBT e uma Unidade Móvel de Cidadania LGBT.

Os equipamentos se somam aos outros dois centros e unidades móveis que atendem o público LGBT no centro e na zona sul da cidade, com o objetivo de auxiliar a população em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência física e psicológica motivadas pela discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

O espaço leva o nome da travesti "Laura Vermont", assassinada há um ano, na mesma avenida onde o Centro está instalado. Foto: Cesar Ogata/SECOM

“Esse terceiro centro de referência vai ajudar a população da zona leste. Muitos desconhecem os seus direitos. Direito a saúde, trabalho, formação e educação. Esses são direitos universais. Não importa cor de pele, não importa gênero, orientação sexual. As pessoas têm os seus direitos consagrados na Constituição. Esse centro vai dar suporte à comunidade LGBT da zona leste, para que todos saibam dos seus direitose juntos possamos combater a intolerância”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

O novo Centro oferece atendimento psicológico, assessoria jurídica, assistência social e encaminhamento para as políticas públicas da Prefeitura. O espaço foi nomeado em homenagem à travesti Laura Vermont, assassinada na região há um ano, vítima de violência motivada por sua identidade de gênero.

O secretário da SMDHC, Felipe de Paula, e o coordenador de Políticas para LGBT, Alessandro Melchior, na nova Unidade Móvel de Cidadania LGBT - Leste

Já a terceira Unidade Móvel teve um investimento de R$112.800 e percorrerá a região para aproximar o Centro de Cidadania LGBT da população, com atendimentos de quarta a domingo. O veículo, que realiza até dois atendimentos por vez, oferece teste rápido de HIV/Aids por fluido oral, atendimento às vitimas de violência, encaminhamento para serviços de assessoria jurídica e psicológica, orientações sobre o Programa Transcidadania e atividades educativas e culturais.

Serviço
Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Local: Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h