Direito à Cidade divide experiências de São Paulo

Experiências municipais foram compartilhadas em encontro no Equador

 Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a Coordenação de Promoção de Direito à Cidade foi convidada a participar do Encontro Internacional “Ciudades Emergentes y Sostenibles”, organizada pelo Coletivo ‘Cuenca Ciudad para Vivir’, que trabalha desde 2011 em Cuenca, Equador.

A coordenadora de Direito à Cidade, Marília Jahnel, durante sua fala

Marilia Jahnel, coordenadora de Direito à Cidade da SMDHC, levou algumas experiências da atual gestão da Prefeitura de São Paulo na conferência intitulada “A participação cidadã no desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo”.

No panorama foram apresentadas políticas públicas como o Programa Ruas Abertas, o Projeto Wifi Livre SP, Programa Centro Aberto, Edital Redes e Ruas, Programa Ruas de Memória, entre outras iniciativas que tem como objetivo a ocupação do espaço público por meio dos direitos humanos e da cidadania, de forma a garantir a participação social e a consolidação de uma cidade democrática.

O organizador, o Coletivo ‘Ciudad para Vivir’, realiza ações buscando contribuir para a co-responsabilidade e o desenvolvimento de novas formas de cooperação entre a cidadania, o governo e os atores dos setores público e privado. O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi um dos principais apoiadores do evento e custeou a participação da Coordenação. O evento faz parte de uma série de encontros preparatórios para a Habitat III, que acontecerá em Quito, em outubro desde ano.

Também no evento, participaram atores de organizações governamentais e não governamentais latino-americanos que discutiram o processo para a Habitat III, compartilharam as experiências em relação à cidadania, ao desenvolvimento urbano e a utilização do espaço público em diferentes cidades da América Latina.