Cultura de paz e promoção da diversidade serão marcas da gestão

Na posse de Rogério Sottili na Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad pediu esforço suprapartidário em favor da cidadania

No primeiro ato público do novo governo – a posse do Secretário Rogério Sottili –, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad firmou como meta para sua gestão a busca obstinada por justiça social, defendendo a convivência pacífica entre os diferentes povos que vivem na cidade.

Em seu discurso, o secretário municipal de Direitos Humanos, Rogério Sotilli, disse que o caminho para uma cidade socialmente justa se dá por meio da ampla participação social e pela interação democrática entre Estado e sociedade civil.

“São Paulo ainda é cenário de graves violações dos direitos humanos, a vários grupos sociais, à juventude, à comunidade LGBT, pessoas em situação de rua, idosos, usuários de drogas. É preciso um compromisso além das cores partidárias. O caminho para a mudança se dá pela ampla participação social e pela interação entre Estado e sociedade civil", completou o Secretário.

A Cerimônia de Nomeação e Transmissão do Cargo de presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos aconteceu do Pátio do Colégio, localizado na região central, e contou com a presença de cerca de 500 convidados, entre eles a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) e o ministro interino da Secretaria Geral da Presidêncida, e os ex-ministros de Direito Humanos, José Gregori e Paulo Vanucchi. Também compareceram secretários municipais, deputados, vereadores, lideranças na área dos direitos humanos, e personalidades da cultura do país, como o escritor Fernando Morais e o desenhista Ziraldo. Foram lidas mensagens dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate a Fome), Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Portarias

Na cerimônia também foram assinadas duas portarias. A primeira constitui o grupo de trabalho intersetorial para elaboração da proposta de parceria com o Governo Federal, para o “Plano Juventude Viva São Paulo”, que tem o objetivo de enfrentar a violência e a mortalidade da juventude brasileira. A segunda constitui a “Comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBT 2013”, que será realizada no dia 02 de junho com apoio da Prefeitura.

 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo [release