Prefeitura de São Paulo promove a Semana de Trabalho e Renda para Imigrantes

A Prefeitura de São Paulo realiza até dia 4 de abril, das 9h às 17h, a Semana de Trabalho e Renda para Imigrantes no CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, na Bela Vista, região central da capital. A iniciativa, coordenada pelas Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visa intensificar o acesso da população imigrante ao mercado de trabalho por meio de serviços e orientações gratuitas.

No dia 2 de abril, serão realizadas oficinas voltadas ao empreendedorismo e à economia criativa. As oficinas serão desenvolvidas pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, responsável pelo fomento ao empreendedorismo.

No dia 3 de abril, serão realizadas oficinas voltadas à educação financeira e gestão de gastos, à saúde mental e economia solidária e ao empreendedorismo imigrante. As atividades serão desenvolvidas pelo Banco Central, Rede de Saúde Mental e Economia Solidária e Migraflix. No mesmo dia, a Covisa – Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, dará a oficina sobre vigilância sanitária, manuseio de alimentos e cuidados no preparo e limpeza da cozinha, para os imigrantes que desejam investir no empreendedorismo gastronômico.

Na quinta-feira, 4 de abril, a equipe técnica do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, estará a frente de oficinas e rodas de conversa debatendo os assuntos de mercado de trabalho, elaboração de currículos, como participar de entrevistas. Haverá também uma oficina sobre trabalho escravo contemporâneo.

Entre os dias 2 e 4 de abril, das 9h às 17h, o atendimento do CATe disponibilizará cadastro para vagas de emprego para imigrantes, formalização para MEIs – Microempreendedor Individual, o agendamento da emissão da carteira de trabalho e orientação sobre seguro-desemprego.

Para o imigrante ser atendido pelo CATe, é necessário documento com foto (RNE ou protocolo de solicitação de refúgio), CPF, comprovante de endereço e foto 3x4. Para cadastro em vagas de emprego, é necessário também carteira de trabalho. Para inscrição no Programa MEI, é necessário também o número do recibo da última declaração de imposto de renda pessoa física.

Durante o evento, a programação do CRAI funcionará normalmente das 8h às 18h.

Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente
Tem como objetivo implementar a Política Municipal para População Imigrante, trabalhando pelo reconhecimento dos imigrantes como sujeitos de direitos e pela não-criminalização daqueles que migram, promovendo o acesso aos serviços públicos e favorecendo a integração local, independentemente de nacionalidade, situação migratória ou documental.

CATe
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), é uma rede com 24 unidades de atendimento gratuito ao cidadão distribuídas por todas as regiões da capital paulista que visa orientar o trabalhador e o empreendedor. Entre os principais serviços prestados pelo CATe estão recolocação de profissionais no mercado de trabalho, por meio de vagas em empresas privadas, oficinas de orientação ao trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho

O CATe também oferece formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual. As empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação de Vagas, que recebe o cadastro de oportunidades de trabalho pelo e-mail solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br