Terceira edição do Mutirão nos Bairros amplia serviços para a população de Guaianases

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou no sábado, 20, da terceira edição do projeto Mutirão nos Bairros, em Guaianases, Zona Leste. Dividindo o mesmo espaço com a Secretaria Municipal da Pessoa com a Deficiência, a SMDHC ofereceu à população orientação sobre o trabalho das coordenações de Promoção da Igualdade Racial, Política para Pessoa Idosa, Educação em Direitos Humanos, Política para Mulheres e Políticas para LGBTI.

Além dos serviços oferecidos por diversas secretarias, o mutirão incluiu plantio de grama e vegetação, pintura de guias e postes, remoção de faixas e propagandas, varrição e limpeza de bocas de lobo. A ação teve lugar na Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº, em frente ao Mercado Municipal Leonor Quadros.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência prestou informações e acesso a serviços como Programa Cultura Inclusiva, Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica e Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como a programas da Prefeitura de estágio para estudantes com deficiência. A população também recebeu orientações sobre o Bilhete Único Especial e o Contrata SP, que acontece no próximo dia 23.

Os serviços da Secretaria Municipal da Saúde incluíram testes rápidos de HIV e Sífilis pelos funcionários das UBSs da região e distribuição de preservativos. As equipes também deram informações sobre como combater animais peçonhentos e eliminação de criadouros do Aedes Aegypti.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levou aos moradores de Guaianases serviços do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa. Entre as ações havia ofertas de vagas de trabalho na região, orientações sobre vagas de emprego, informações sobre como formalizar uma empresa, se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e sobre a emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho. Para emitir a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda, deve ser apresentado boletim de ocorrência ou declaração, quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.

Vai Tec
Os participantes puderam, ainda, obter informações sobre as inscrições para a quarta edição do Programa Vai Tec, que vai até 21 de abril. O projeto tem o objetivo de fortalecer o ecossistema do empreendedorismo nas periferias auxiliando jovens a criar, desenvolver, validar e impulsionar negócios que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, promovendo o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda.

Uma agência móvel da Sabesp estava disponível para que os interessados pudessem solicitar serviços, retirar a segunda via da conta de água e parcelar dívidas. A companhia também colocou bebedouros à disposição do público e fez a distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do Mutirão nos Bairros com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que esteve no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.
Cultura

Para as crianças, foram oferecidas atividades como pintura de rosto, escultura de balão e brinquedo pula-pula. O Ônibus da Cultura também marcou presença, com um acervo de 2.500 itens, entre livros, gibis, mangás, quadrinhos, revistas e jornais de grande circulação.

A Casa de Cultura de Guaianases (Rua Castelo de Leça, s/nº, Jardim Soares ) promoveu o Sabadão Cultural, com oficinas de técnicas corporais, teatro jovem e infantil e capoeira.

Cohab-SP
A Prefeitura entregou termos de quitação para moradores do conjunto habitacional Jardim São Paulo, por intermédio da Companhia Metropolitana de São Paulo (Cohab-SP). A população também recebeu informações sobre agendamentos na central da habitação, assim como teve o acesso à apresentação das novas ações de conscientização da companhia: Não seja enganado, Desplugando e Conviva Bem.

O “Não seja enganado” busca indicar a forma correta de aquisição de uma unidade da Cohab. É fundamental que o interessado consulte sempre a Companhia para que o processo esteja de acordo com as regras estabelecidas de comercialização das unidades habitacionais, evitando complicações para o comprador e até a possível perda do imóvel.

O “Desplugando” tem como objetivo mostrar às pessoas os riscos de manter ligados por muito tempo à tomada equipamentos como carregadores de celular, ventiladores e outros aparelhos eletrônicos. Eles podem causar incêndios e pequenas explosões.

O “Conviva bem” presta esclarecimentos sobre como melhorar a convivência em conjuntos habitacionais e condomínios. (Com informações da Prefeitura de São Paulo)