Mutirão nos Bairros visita Subprefeitura do Campo Limpo

 

 

No dia do aniversário do Capão Redondo, que completou 107 anos no último sábado (27), o bairro recebeu a quarta edição do projeto Mutirão nos Bairros. As atividades foram executadas das 9h às 15h na Rua Túlio Mugnaini, ao lado da estação do metrô Capão Redondo, região da Subprefeitura do Campo Limpo, na Zona Sul. O programa tem como meta atender a população com ações de saúde, trabalho e zeladoria, entre outras atividades realizadas gratuitamente pelos órgãos administrados pela Prefeitura de São Paulo.

"Eu parabenizo toda a população do Capão pelo 107 anos do bairro. Hoje a Prefeitura está aqui não apenas com esta ação de zeladoria, mas também com eventos culturais e ações sociais", disse o prefeito Bruno Covas, que participou da ação. Durante o evento foram realizadas pintura de superfícies pichadas, varrição de rua, limpeza manual e mecânica de bocas de lobo e operação tapa-buraco. A região contou, ainda, com o plantio de palmeiras.

Secretarias presentes

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que compartilhou uma tenda com a equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realizou atendimento com as equipes da Coordenação de Políticas para Mulheres, que divulgaram os trabalhos e oficinas realizados nos Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher (orientando sobre o combate à violência doméstica e outros tipos de discriminação de gênero), além das equipes de Coordenação de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool. A secretária Berenice Giannella esteve presente, participando das atividades.

Medição de pressão arterial e glicemia, assim como avaliação de saúde bucal e vacinação contra a febre amarela fizeram parte das atividades da Secretaria Municipal da Saúde. O Programa Municipal DST/ AIDS também marcou presença no evento, distribuindo preservativos e folhetos explicativos. Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Campo Limpo passou informações sobre os danos causados pelo abuso dessas substâncias. Equipes também orientaram a população sobre os cuidados para evitar a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos. Instruções sobre os riscos do tabagismo fizeram parte da agenda.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibilizou os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). Os moradores do Capão Redondo foram orientados sobre vagas de emprego, com informações sobre como formalizar uma empresa e como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Também puderam tirar a primeira e segunda vias da carteira de trabalho.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico. A Cohab-SP realizou a entrega de termos de quitação de imóveis e fará renegociação de contratos. A medida permite que mutuários inadimplentes tenham a chance de resolver suas pendências com novas condições. Desta forma, terão a possibilidade de evitar o ajuizamento de ações e a possível perda do imóvel. A equipe da van Cohab na Área esclareceu dúvidas sobre agendamento para a central de atendimento, contratos, boletos e outros serviços.

Uma agência móvel da Sabesp atendeu a população durante o evento. A população pôde fazer pedido de serviços, retirar segunda via da conta de água e solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações. A companhia também ofertou bebedouros para hidratação dos participantes e distribuiu folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp. Já a Secretaria Municipal de Cultura integrou o Mutirão nos Bairros em Campo Limpo com atividades para as crianças como pintura de rosto e cama elástica.